Título: GENERAL JOSÉ ELITO SE DIZ HONRADO COM SUA INDICAÇÃO
Autor: Eliane Oliveira/Luiza Damé
Fonte: O Globo, 10/01/2006, O Mundo, p. 24

Comandante da 6ª Região Militar foi chefe da segurança do presidente Fernando Henrique

BRASÍLIA. O general sergipano José Elito Carvalho Siqueira, indicado para ser o novo comandante das tropas da ONU no Haiti, foi promovido a essa patente no governo Fernando Henrique Cardoso, de quem foi chefe da segurança. Atualmente, é comandante da 6ª Região Militar, na Bahia. Nesse estado, atuou como comandante da Polícia Militar em 1993. Elito foi da mesma turma do general Augusto Heleno Ribeiro, ex-comandante no Haiti.

Ele confirmou ontem à noite que fora informado oficialmente sobre sua missão no Haiti.

- Aceito e será uma honra assumir o posto - disse o general José Elito.

O general José Elito é respeitado na tropa. Essa será sua terceira missão no exterior. Fez curso de Estado-Maior na Inglaterra e foi adido na África do Sul. Elito é fluente em inglês, mas não tem o mesmo domínio do francês, uma das línguas oficiais do Haiti (a outra é o crioulo).

Até o governo Fernando Henrique, prevalecia uma norma no Exército para oficiais no exterior. Para cada mês no exterior, o militar deveria permanecer um ano no Brasil antes de retornar para nova missão fora do país. Para permitir que os oficiais cumprissem novas missões, a regra foi extinta.

O general foi também chefe do Comando de Aviação do Exército, em Taubaté (SP). O general José Elito é o primeiro aluno do Colégio Militar de Salvador a comandar a Região. Assumiu outros postos de comando, como a diretoria de Avaliação e Promoção do Exército e de Aviação em São Paulo.

José Elito também esteve, em 2000, na Brigada de Selva, que atua na Amazônia. Ao assumir o comando ele demonstrou interesse em manter ações como a Operação Pipa, que distribuiu água nos municípios baianos, mineiros e sergipanos onde havia seca.

O comando da 6º Região é responsável pela coordenação das unidades do Exército dos estados de Bahia e Sergipe. Estão na região três mil homens, subordinados ao Comando Militar do Nordeste, sediado em Recife.

COLABOROU Heliana Frazão, de Salvador

Legenda da foto: GENERAL Elito: curso de Estado-Maior na Inglaterra