Título: IRÃ ANUNCIA RETOMADA DE PESQUISA NUCLEAR
Autor:
Fonte: O Globo, 10/01/2006, O Mundo, p. 25

Chefe de inspeção da ONU diz estar perdendo a paciência

TEERÃ. O Irã afirmou ontem que reiniciaria durante o dia suas pesquisas sobre combustível nuclear, irritando o chefe da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA, da ONU), Mohamed ElBaradei:

- Estou perdendo a paciência, a comunidade internacional está perdendo a paciência e a credibilidade do processo de verificação está em jogo - disse ElBaradei. - Todos gostariam de nos ver esclarecendo questões remanescentes e de ver um regime por meio do qual a comunidade internacional seja assegurada de que o programa iraniano tem objetivos exclusivamente pacíficos.

A retomada das pesquisas significaria que o Irã teria reiniciado todas as suas atividades nucleares, exceto enriquecimento de urânio, mas o país não dá detalhes.

A Alemanha, a França e a Áustria - que acaba de assumir a presidência da União Européia (UE) - deixaram claro que se opõem à decisão do Irã. Já os EUA exortaram o país a cumprir seu compromisso de não enriquecer urânio, do contrário correria o risco de enfrentar sanções do Conselho de Segurança da ONU.

O Irã havia dito que as atividades nucleares seriam reiniciadas quando a AIEA estivesse pronta para supervisionar a remoção de lacres postos nos equipamentos há dois anos. Ontem, porém, diplomatas próximos à agência disseram que não havia relatos de seus inspetores sobre rompimento de lacres.