Título: TURQUIA JÁ TEM 14 CASOS DE GRIPE DE AVES
Autor:
Fonte: O Globo, 10/01/2006, O Mundo / Ciência e Vida, p. 26

Diversas regiões do país foram atingidas e há dezenas de casos suspeitos

ISTAMBUL. O governo da Turquia confirmou ontem cinco novos casos de gripe aviária no país, aumentando para 14 o número de pessoas infectadas pelo vírus H5N1. Pior do que o aumento no número de casos é o fato de a doença estar se espalhando pelo país. Já há casos de doentes em regiões no leste, no sul e no centro do país.

Dezenas de milhares de galinhas, patos e perus estão sendo mortos na Turquia.

- O número total de casos no nosso país é de 14, todos confirmados em testes de laboratório. Destes 14, três crianças morreram - disse o ministro da Saúde turco, Recep Akdag.

As confirmações fizeram com que dezenas de pessoas com sintomas semelhantes aos da gripe de aves fossem a hospitais em várias regiões do país. Já são 58 casos suspeitos. Nem mesmo a maior cidade do país, Istambul, de 12 milhões de habitantes, escapou da onda de preocupação. Dezenas de pessoas, principalmente crianças, foram levadas para os hospitais.

Apesar de a cidade estar no lado europeu do Estreito de Ormuz e todos os casos em humanos terem sido registrados na parte asiática do país, foram detectadas algumas aves com a doença a oeste da cidade.

Apesar da preocupação da comunidade internacional sobre a possibilidade de haver uma mutação no vírus que faça com que ele passe a ser transmitida entre humanos, funcionários da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde da Turquia afirmaram que nada leva a crer que isto esteja ocorrendo. Todos os casos confirmados até agora foram em pessoas que tiveram contato próximo com aves infectadas.

Guenael Rodier, chefe da missão da OMS na Turquia, esteve em Dogubayazit, onde morreram as três pessoas - todas da mesma família - e disse que não há motivos para achar que houve a transmissão da doença entre pessoas:

- No momento não há qualquer elemento neste vilarejo que indique transmissão de pessoa para pessoa.

Caso haja esta mutação no vírus, o planeta pode enfrentar uma pandemia de enormes proporções, pois os humanos não têm resistência à doença.

China confirma o oitavo caso da doença

Ontem, a China confirmou seu oitavo caso de gripe aviária em humanos. A agência oficial Xinhua afirmou que um menino de 6 anos apresenta os sintomas desde dezembro.

O garoto, cujo sobrenome é Ouyang, mora na província de Hunan, no centro do país, e está hospitalizado.

Na Indonésia, testes preliminares indicam que um homem de 39 anos morreu no início do mês devido a complicações respiratórias provocadas pelo vírus H5N1. Se isso for confirmado, seria a 12ª morte pela doença no país.

Desde 2003, o vírus H5N1 já matou 74 pessoas. A doença estava circunscrita ao Sudeste da Ásia e à China até a semana passada. Com os casos na Turquia, na região da Ásia Menor, a doença se aproximou perigosamente do continente europeu.

www.oglobo.com.br/ciencia