Título: Alckmin, em campanha, se compara a Kirchner
Autor: Flávio Freire
Fonte: O Globo, 11/01/2006, O País, p. 10

Governador diz ainda que, se conseguir ser candidato pelo PSDB e for eleito, não pretende fazer um 'paulistério'

SÃO PAULO. Apostando na exposição durante a campanha para atrair o eleitorado, o governador Geraldo Alckmin, pré-candidato do PSDB à Presidência, comparou-se ontem ao presidente argentino Néstor Kirchner para justificar a chance que diz acreditar ter de vencer a eleição mesmo sem ser conhecido nacionalmente. Em meio à aguerrida campanha para impor seu nome ao partido, numa disputa com o prefeito José Serra, Alckmin joga todas as fichas no horário eleitoral gratuito em rádio e TV para fortalecer sua imagem.

- Não tenho preocupação de ser mais conhecido. Alguém na Argentina sabia do nome do Néstor Kirchner? Ele era governador de um estado lá, ninguém sabia (...) Isto é sempre assim. Para isso tem campanha, tem rádio e televisão. É muito bom você ter uma avenida para poder caminhar - disse o governador, que tenta driblar no partido uma ala de tucanos que aposta no nome de Serra por causa de sua boa performance nas pesquisas.

Kirchner governou província na Patagônia

Kirchner, que governou a província de Santa Cruz, na Patagônia, sul da Argentina, foi eleito em meio à onda anti-Menem. Alckmin, que tem feito críticas à gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, procura obter apoio do ex-presidente Fernando Henrique, que tem evitado se manifestar sobre o assunto.

O governador, que anunciou sua renúncia antes da data-limite de desincompatibilização, disse ainda que "as coisas caminham bem" no partido.

- Não quero ser candidato, como se diz no esporte, por W.O. É muito bom ter várias opções para poder refletir e escolher bem - disse ele, numa das únicas referências à possibilidade de Serra deixar a prefeitura para também disputar a vaga.

Em entrevista à CBN de Recife, Alckmin disse que não pretende montar um "paulistério", um ministério só de nomes paulistas.

- Não pretendo fazer um "paulistério". Essa era a crítica que faziam ao governo Fernando Henrique, e o PT só piorou. Se você pegar os ministérios, é um "paulistério" dobrado. Pretendo fazer um governo brasileiro, que estimule o desenvolvimento regional. A escolha de um vice é mais para a frente, mas é natural que o Nordeste tenha uma participação condizente com sua grande representação.

www.oglobo.com.br/pais

Legenda da foto: ALCKMIN: "É muito bom você ter uma avenida para poder caminhar"