Título: ONU PROCURA PISTAS DE SUICÍDIO EM TELEFONEMAS E E-MAILS DO GENERAL
Autor: Cristiane Jungblut/Eliane Oliveira/Heliana Frazão
Fonte: O Globo, 11/01/2006, O Mundo, p. 29

Perícia realizada em Brasília reforça tese de que Bacellar se matou

BRASÍLIA e RIO. O computador pessoal do general Urano Bacellar está sendo periciado por investigadores da Polícia das Nações Unidas, que busca pistas capazes de apontar motivos para seu provável suicídio. Como o general - encontrado morto com um tiro em seu quarto de hotel no sábado - aparentemente não deixou bilhete à família, é possível que ele tenha enviado aos parentes uma mensagem eletrônica.

Os investigadores da ONU também estão rastreando todos os telefonemas dados e recebidos pelo general às vésperas de sua morte, em busca de pistas. Não há prazo para a divulgação do relatório final das investigações. Falta ainda ouvir pessoas ligadas ao general.

Os primeiros exames de perícia realizados ontem no corpo de Bacellar, no Instituto de Medicina Legal (IML) de Brasília, reforçam a tese de suicídio. A trajetória da bala no crânio do militar aponta para essa conclusão. A bala entrou pelo palato (céu da boca) e saiu pela parte posterior da cabeça.

Diferentemente do que informaram militares brasileiros, não foi feito qualquer exame no corpo no Haiti. Por falta de condições, a ONU autorizou a necropsia no Brasil. O corpo foi congelado em Porto Príncipe e depositado num caixão térmico cheio de gelo, sendo trazido por um avião Hércules C-130, que chegou à Base Aérea de Brasília às 9h de ontem. Depois de um descongelamento que durou horas, teve início o trabalho dos peritos.

Vísceras do general serão examinadas

A necropsia é realizada por Eduardo Reis e Malthus Galvão, dois conceituados legistas. Para tentar identificar vestígios de pólvora na mão, os legistas analisariam as digitais do general, num exame conhecido como microscopia eletrônica de varredura. O teste serve para comprovar que o disparo foi feito pela pessoa atingida.

Seriam feitos também exames na vísceras do militar, para constatar possível ingestão de álcool ou medicamento. Técnicos da ONU acompanham a perícia dos brasileiros. O Ministério Público Militar deverá abrir um inquérito policial militar para apurar a morte.

O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Jorge Armando Félix, confirmou ontem que, para realizar os exames no Brasil, foi preciso uma autorização da ONU. O resultado dos exames será encaminhado imediatamente à ONU.

Hoje, o presidente Lula deverá participar de uma cerimônia na Base Aérea de Brasília em homenagem a Bacellar. Em seguida, o corpo seguirá para o Rio, para o enterro no cemitério da Ordem Terceira do Carmo, no Caju.

Legenda da foto: O CAIXÃO DO general Bacellar chega à Base Aérea de Brasília: hoje, o corpo segue para o Rio, depois de uma cerimônia com a presença do presidente Lula