Título: DEPUTADO QUER OUVIR EX-DIRETOR DE FURNAS
Autor: Maria Lima
Fonte: O Globo, 12/01/2006, O País, p. 4

Oposição diz que documento atribuído a Dimas é falso

BRASÍLIA. O deputado Carlos William (PMDB-MG), sub-relator responsável por apurar irregularidades no Instituto de Resseguros do Brasil (IRB), anunciou ontem que vai propor à CPI dos Correios que investigue o suposto esquema de arrecadação de recursos para campanhas eleitorais que teria sido montado em Furnas em 2002.

O anúncio foi feito ontem, na reunião da CPI destinada a ouvir o ex-diretor de Furnas Rodrigo Botelho Campos, que prestaria esclarecimentos nas investigações sobre o IRB.

William vai apresentar um requerimento na CPI para convocar Dimas Toledo, ex-diretor de Furnas, e quebrar o seu sigilo fiscal, bancário e telefônico. Toledo foi apontado como o responsável pela arrecadação e pela organização de uma lista com os nomes de mais de cem parlamentares de vários partidos - em coligação com campanhas majoritárias do PSDB - que teriam recebido doações de campanha de empresas que prestariam serviços à Furnas.

A Polícia Federal investiga se o documento é verdadeiro. A oposição, com o PSDB à frente, nega a autenticidade do documento que seria de autoria de Dimas, que também nega ter elaborado qualquer lista. Segundo William, aliado do ex-governador Anthony Garotinho, existem irregularidades apontadas durante a gestão de Dimas Toledo em Furnas.