Título: GRIPE DE AVE PODE SE TORNAR ENDÊMICA
Autor: Deborah Berlinck
Fonte: O Globo, 12/01/2006, O Mundo / Ciencia e Vida, p. 30

Alerta da ONU é feito para a Turquia, onde foram registradas três mortes e há 13 doentes

PARIS. A gripe de aves pode se tornar endêmica na Turquia - onde três pessoas já morreram vítimas da infecção pelo H5N1 e outras 13 se encontram em tratamento - e ameaçar países vizinhos. O alerta foi feito ontem pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO, na sigla em inglês), levando pânico a vários países europeus, que se apressaram em anunciar medidas de prevenção.

Desde que o primeiro foco da gripe aviária foi detectado na Ásia, em dezembro de 2003, 78 pessoas já morreram. Mas a Turquia é o primeiro país fora do Sudeste Asiático a registrar mortes de pessoas vítimas da doença. O vírus H5N1 é transmitido por meio do contato com aves infectadas. Porém, especialistas temem que uma mutação o torne transmissível entre pessoas, gerando uma pandemia.

O anúncio da FAO causou apreensão ontem entre os governos europeus. A Romênia anunciou a descoberta de dois novos surtos da gripe entre aves e, seguindo os passos da Grã-Bretanha e da Rússia, desaconselhou a população a viajar para a Turquia.

Mas o diretor regional da Organização Mundial de Saúde (OMS) na Europa disse que não há motivo para pânico.

- Não há nenhum perigo em ir para a Turquia - afirmou Marc Danzon, que considera apropriadas as medidas adotadas pelo governo turco.

O primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayip Erdogan, disse ontem que dois dos 13 pacientes internados com a doença apresentaram significativa piora em seu estado de saúde. O governo turco enviou equipes a 21 das 81 províncias do país para começar a matança em massa de aves infectadas. Em Istanbul, duas áreas pobres estão em observação, e os moradores foram proibidos de transportar aves para fora destas cidades.

Duas pessoas infectadas pelo vírus morreram na China - um menino de 10 anos na província de Guangxi, no sul, e um homem de 35 anos em Jiangxi -- elevando para cinco o número de mortes no país.

Enquanto isso, os países da Europa multiplicam as medidas de prevenção. A Comissão Européia anunciou num comunicado que vai estender até o final deste ano o programa de monitoramento de aves silvestres. Na França, parlamentares começaram a pressionar o governo para que defenda internacionalmente a idéia de dar mais poderes para a OMS intervir em países afetados. Atualmente, a organização só pode interferir quando convidada.

Já o ministro da Agricultura da Alemanha, Horst Seehoefer, disse que o governo está considerando novamente a idéia de exigir que todas as aves do país sejam confinadas em lugares fechados para evitar que seja contaminadas.

Legenda da foto: FUNCIONÁRIOS DO MINISTÉRIO da Agricultura tentam capturar uma galinha com a ajuda de um menino: milhares de aves já foram mortas