Título: NEONAZISTA ESFAQUEIA 8 EM SINAGOGA RUSSA
Autor:
Fonte: O Globo, 12/01/2006, O Mundo, p. 30

Skinhead desfere facadas aos gritos de 'Heil, Hitler'. Rabino-chefe culpa 'praga fascista'

MOSCOU. Um jovem neonazista esfaqueou ontem oito pessoas aos gritos de "Heil, Hitler" numa sinagoga de Moscou. Entre os feridos estão um americano, um israelense e um tadjique. O skinhead Alexandr Koptsev, de 20 anos, atacou um guarda na entrada da sinagoga de Chabad Bronnaya e começou a atingir os fiéis com facadas, sendo dominado pelo rabino Yitzhak Kogan, seu filho Joseph e seguranças do templo. Quatro dos feridos encontram-se em estado grave.

- Isso é o resultado lógico da passividade praticamente total da sociedade e da falta de reação diante da evidente escalada fascista no país - criticou Borukh Górin, porta-voz da Federação das Comunidades Judaicas da Rússia. - Esperamos que esta tragédia acorde a sociedade e as autoridades e que elas entendam que o futuro da Rússia está em perigo.

O rabino-chefe russo, Berel Lazar, culpou uma "praga fascista" pela agressão na sinagoga.

- Devemos nos unir contra este fenômeno porque a propaganda das idéias fascistas, cedo ou tarde, transforma-se em atos reais - alertou o rabino.

Rússia é terceiro país em ataques anti-semitas

Os ataques racistas se multiplicaram depois do fim da União Soviética em 1991, em sua maioria realizados por militantes de grupos de extrema-direita. Tal situação foi responsável por um aumento do êxodo de judeus russos para Israel durante a década de 1990. Um relatório do governo israelense indicou que a Rússia está em terceiro lugar na lista dos países onde ocorrem mais atos anti-semitas, atrás da França e da Grã-Bretanha.

Legenda da foto: PARAMÉDICOS LEVAM um ferido no ataque à sinagoga em Moscou