Título: Brasil é o terceiro no plantio de transgênicos
Autor: Herton Escobar
Fonte: O Globo, 10/01/2006, Economia & Negócios, p. B7

País tem 9,4 milhões de hectares com sementes modificadas

A área plantada com variedades transgênicas no mundo continuou a crescer em 2005, chegando a 90 milhões de hectares em 21 países ¿ um aumento de 11% em relação a 2004. O Brasil, com a liberação definitiva do plantio de soja geneticamente modificada no ano passado, subiu do quarto para o terceiro lugar no ranking de nações, com 9,4 milhões de hectares com sementes transgênicas no ano passado. Perde apenas para os Estados Unidos e a Argentina. Os dados estão no relatório anual do Serviço Internacional para a Aquisição de Aplicações em Agrobiotecnologia (Isaaa), organização que monitora e defende o plantio e a comercialização de plantas transgênicas na agricultura. Este ano completa uma década do plantio da primeira safra de soja geneticamente modificada nos EUA.

Os principais produtos continuam os mesmos: soja, milho, algodão e canola. E a soja continua sendo a campeã em área plantada, com 54,4 milhões de hectares ¿ o equivalente a 60% da área total de soja no mundo (91 milhões de hectares).

No Brasil, quase 50% da soja plantada na safra 2005-2006 é geneticamente modificada. ¿A adoção é impressionante¿, disse o representante do Isaaa no Brasil, Anderson Galvão. Inicialmente confinada ao Rio Grande do Sul ¿ onde foi plantada ilegalmente por vários anos ¿, a produção transgênica se espalhou pelo País. ¿Ainda há uma concentração no Sul, mas a soja transgênica já está presente em todos os Estados produtores¿, disse Galvão.

As sementes geneticamente modificadas possuem um gene adicional, extraído de uma bactéria, que as torna resistentes ao herbicida glifosato. Isso permite que o produtor utilize apenas o glifosato sobre toda a lavoura, economizando no uso de outros herbicidas. ¿O grande benefício é a redução dos produtos químicos e a facilidade de manejo¿, disse o diretor executivo da Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola (Coodetec), Ivo Carraro.

Há suspeitas de que variedades transgênicas de milho e algodão também já estejam sendo plantadas ilegalmente aqui, mas o relatório do Isaaa considera apenas os produtos autorizados pelo governo. A principal variedade de soja transgênica é a Roundup Ready (RR), desenvolvida pela Monsanto, que licencia a tecnologia para as empresas de sementes nacionais e cobra royalties dos produtores. A empresa também é dona da principal marca de glifosato no mercado, o Roundup.

O Isaaa estima que o valor global do mercado de transgênicos chegará a US$ 5,5 bilhões em 2006, ante US$ 5,25 bilhões em 2005. ¿Estou cautelosamente otimista de que o crescimento (da adoção de transgênicos) não apenas continuará, mas será ainda maior na próxima década¿, disse Clive James, presidente do Isaaa.