Título: MONTADORAS FAZEM REAJUSTES DE NOVO
Autor: Luciana Rodrigues
Fonte: O Globo, 13/01/2006, Economia, p. 23

Aumento da Ford é de 1,5%. Há uma semana alta de GM, Volks e Fiat foi de até 3%

SÃO PAULO. A Ford anunciou ontem que os preços de todas as suas linhas de veículos subirão 1,5%, em média, a partir da próxima segunda-feira, dia 16. Com a medida, a Ford se alinha às outras três grandes montadoras do país - General Motors, Volkswagen e Fiat - que desde o último dia 6 vendem seus automóveis com preços reajustados em até 3% em relação a dezembro.

A justificativa da Ford para o reajuste é a mesma de suas concorrentes: repassar aos consumidores altas nos seus custos de produção. A nova rodada de aumentos repete a estratégia de repasses de custos periódicos, iniciada pela indústria em 2004, quando a demanda no mercado interno passou a crescer de forma mais consistente. Ao longo de 2005, as montadoras reajustaram as tabelas de preços ao consumidor uma vez a cada dois meses, em média, o que fez os preços dos carros novos subirem mais de 7% no ano.

O último aumento de preços concedido pela Ford ocorreu em dezembro e variou de 0,5% a 1%, dependendo do modelo. Apesar do aumento, a montadora informou ter prorrogado a promoção "Acredite se Quiser", na qual o consumidor pode comprar um automóvel zero quilômetro pagando uma entrada de mil reais, com financiamento de até 60 meses, sendo que a primeira prestação vence em abril.