Título: TRANSBRASIL RETOMA CONCESSÃO
Autor: Helena Celestino e Erica Ribeiro
Fonte: O Globo, 13/01/2006, Economia, p. 27
BRASÍLIA e RIO. A Transbrasil poderá voltar a voar: retomou sua condição de concessionária de transporte aéreo por uma liminar do Supremo Tribunal Federal (STF). A retomada deverá levar de seis a 12 meses, para que a Transbrasil atenda às exigências técnicas do Departamento de Aviação Civil (DAC). O presidente do STF, ministro Nelson Jobim, atendeu à argumentação da Transbrasil de que não havia podido se defender. O processo ainda vai ser analisado e votado pelo plenário do STF.
Caberá à empresa decidir se vai operar transporte regular de passageiros, vôos fretados ou serviço de cargas. Uma das condições é reassumir as áreas aeroportuárias concedidas pela Infraero.
- O plano inicial é começar como uma empresa cargueira - informou Carlos Badra, assessor da Transbrasil.
A Infraero divulgou ontem que a queda do dólar em 2005 afetou o setor aéreo de carga. O segmento de despachos ao exterior registrou retração de 7,8% no ano passado. Já pelo lado das importações, houve um crescimento de 0,2%.
Os administradores da Transbrasil foram multados anteontem em R$115 mil pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), devido à não elaboração dos balanços de 2001 a 2004, à não divulgação de fato relevante e à não-convocação de assembléias entre 2002 e 2005.