Título: CIENTISTA SUL-COREANO PEDE DESCULPAS POR FRAUDE E DIZ QUE 'ESTAVA LOUCO'
Autor:
Fonte: O Globo, 13/01/2006, O Mundo / Ciência e Vida, p. 29

SEUL. O cientista sul-coreano Hwang Woo-suk pediu desculpas ontem por ter fraudado dados ao anunciar a primeira extração de células-tronco de embriões humanos clonados. Como chefe de sua equipe, Hwang assumiu a responsabilidade pela manipulação das conclusões de suas últimas pesquisas. Esta foi a primeira aparição pública do geneticista, depois que a Universidade Nacional de Seul concluiu, na terça-feira, que seus recentes avanços científicos são uma fraude.

- Peço desculpas sinceras à nação por ter utilizado dados errôneos nos estudos - afirmou o cientista, de 52 anos, acompanhado por seu advogado. - Passarei minha vida desfazendo meus delitos. Não poderei pagar inteiramente a dívida até morrer. Ficamos loucos, loucos pelo trabalho e eu estive cego - disse ele, enquanto segurava as lágrimas.

O painel investigativo da Universidade Nacional de Seul afirmou que a equipe liderada por Hwang havia mentido em dois artigos sobre células-tronco embrionárias, mas que tinha efetivamente criado o primeiro clone de cão do mundo. No entanto, Hwang pediu a realização de uma investigação mais profunda, alegando que cientistas da Clínica MizMedi de Seul teriam conspirado contra ele. O geneticista os acusou de trocar as células-tronco de seus estudos.

A avaliação da comissão de investigação representa um golpe mortal para a carreira de Hwang e um retrocesso significativo para os estudos sobre células-tronco, que traziam esperanças para a regeneração de tecidos e o tratamento de doenças como mal de Parkinson e diabetes.