Título: PETROBRAS SERÁ SÓCIA DA BOLÍVIA, DIZ
Autor: Cristiane Jungblut e Moniva Tavares
Fonte: O Globo, 18/01/2006, O País, p. 4

BRASÍLIA. Ao abordar um dos temas mais delicados das relações do Brasil com a Bolívia ¿ a exploração de gás boliviano pela Petrobras ¿ o presidente eleito Evo Morales disse que seu governo respeitará contratos e cumprirá rigorosamente a lei. E anunciou que a Petrobras, responsável pelo refino de mais de 90% do petróleo da Bolívia, será sócia do seu país. Ele se referia a uma parceria da brasileira com a empresa estatal boliviana, a YPFB.

¿ Não somos irresponsáveis. A Petrobras será sócia da Bolívia, da empresa estatal refundada. Queremos reafirmar o que dissemos na campanha: vamos garantir as empresas privadas que queiram recuperar seus investimentos. Elas terão direito a seus lucros. Vamos ser radicais com empresas petrolíferas contrabandistas, que não pagam impostos. Se respeitarem as leis, serão bem-vindas ¿ disse Morales.

O presidente da Petrobras, Sergio Gabrielli, admitiu que a Petrobras poderá ter redução de lucros na Bolívia.

¿ É melhor um lucro menor do que um lucro zero ¿ disse Gabrielli. ¿ Não há neste momento alternativas para a distribuição do gás. Nós precisamos deles porque precisamos de gás.