Título: LULA PROMETE `COOPERAÇÃO TOTAL¿ E APOIO POLÍTICO AO PRESIDENTE ELEITO DA BOLÍVIA
Autor: Cristiane Jungblut e Moniva Tavares
Fonte: O Globo, 18/01/2006, O País, p. 4

Ajuda a Evo Morales é oferecida mesmo com ameaça de perdas para a Petrobras

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu ontem apoio político e ¿cooperação total¿ ao presidente eleito da Bolívia, Evo Morales, o ex-líder cocaleiro que tomará posse dia 22. A ajuda, inclusive na discussão e na elaboração de programas de governo, foi oferecida mesmo com a possibilidade de a Petrobras ter perdas financeiras na exploração de gás na Bolívia. O assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia, explicou que o Brasil ajudará na discussão de programas, como o Fome Zero, e até na formação de quadros e busca de apoio de outros governos ao mandato de Morales.

Após o encontro com Lula, Morales chamou o presidente brasileiro de ¿companheiro e irmão¿ e disse que quer manter contato permanente com ele para se aconselhar. Morales, em mangas de camisa, foi recebido por Lula de terno. Depois almoçou no Itamaraty. Ao fim, disse que Lula é o líder da região.

¿Conto com o apoio político do governo do Brasil¿

Garcia disse que a mensagem de Lula é de cooperação total com a Bolívia:

¿ Não só uma cooperação no âmbito bilateral, mas vamos ter a disposição de agenciar interesses internacionais de apoio à Bolívia. Podemos pensar na área de formação de quadros, de saúde. Eles estão interessados em conhecer o nosso modelo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e, para a reconstrução da companhia petroleira, em conhecer o modelo Petrobras. Enfim, haverá uma cooperação muito, muito ampla.

Segundo Garcia, será criada uma comissão bilateral para tratar da cooperação. Em entrevista após o encontro com Lula, Morales afirmou que espera todo o apoio do colega brasileiro:

¿ Temos essa relação de irmandade, de companheirismo. Como expressou o presidente do Brasil, ele colaborará com nosso governo no que for necessário. Conto com o apoio político do governo do Brasil. O Brasil lidera a região ¿ disse. E avisou: ¿ Os benefícios devem ser com princípios de equilíbrio.

Morales negou que os presidentes de esquerda na América Latina possam vir a formar um bloco contra os EUA:

¿ Somos da cultura do diálogo. Cada governo tem sua particularidade. Não vamos fazer um bloco contra os EUA.

Na coletiva, Morales brincou que alguns esperavam vê-lo com ¿plumas na cabeça e até seminu¿. Segundo a agência AFP, Morales tomará posse descalço e em trajes indígenas, numa cerimônia ancestral nas ruínas de Tiawanacu.