Título: IBASE: 58% NÃO CONFIAM NOS PARTIDOS
Autor: Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 14/01/2006, O País, p. 5

Pesquisa mostra descrédito de participantes de Fórum com política convencional

SÃO PAULO. Os partidos políticos caíram no descrédito entre os participantes do Fórum Social Mundial (FSM), que no fim do mês terá sua maior edição em Caracas. Pesquisa do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) revela que 58% dos participantes do último encontro, realizado em Porto Alegre, não confiam nos partidos. Dos 2.540 entrevistados, 80% são brasileiros. Mas eles revelam que continuam acreditando na democracia. Segundo o sociólogo que coordenou a pesquisa e é um dos fundadores do FSM, Cândido Grzybowski, a edição venezuelana terá como mote a busca de alternativas à política convencional:

¿ Será um grande debate, pois a maioria não acredita mais nos partidos de esquerda nem nos governos. Mas acredita em saídas democráticas, não no anarquismo.

Além de criticar a atuação dos partidos, 54% disseram desconfiar do Poder Executivo de modo geral; 58% não confiam no Legislativo e 61% desconfiam do Judiciário. O levantamento estará na publicação ¿Raio X da participação no Fórum 2005: elementos para o debate¿, que será distribuída no Fórum Social.

Quase 80% dos participantes têm formação superior

A pesquisa do Ibase mostra que a maioria (73,6%) dos participantes do FSM não participa de partidos, mas 80% deles se consideram de esquerda ou centro-esquerda. A faixa de escolaridade dos participantes é alta: quase 80% têm formação superior (67,9%) ou mestrado e doutorado (9,8%). Setenta por cento dos ativistas declararam ter menos de 34 anos e dizem acreditar mais (70,6%) nos movimentos sociais que nas políticas governamentais, e 88,1% acham que a sociedade civil organizada deve participar da formulação das políticas públicas.