Título: BB REDUZ TAXA PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
Autor: Geralda Doca
Fonte: O Globo, 14/01/2006, Economia, p. 27

Banco deve lançar ainda no 1º trimestre uma financeira, que oferecerá crédito para veículos

BRASÍLIA. O Banco do Brasil anunciou ontem corte nas taxas dos empréstimos para micro e pequenas empresas, a partir de segunda-feira. A redução vai variar de 0,5 ponto percentual nas linhas com recursos próprios a 1,21 ponto percentual nos financiamentos com dinheiro do Pasep e do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). A última vez em que o banco reduziu os juros para pessoas jurídicas foi em setembro de 2005.

Para o vice-presidente de Varejo e Distribuição do BB, Antonio Francisco Lima Neto, a decisão do banco de reduzir os juros num segmento em que é líder ¿ como o BB Giro Rápido ¿ levará outras instituições a fazerem o mesmo:

¿ A partir do momento em que o BB baixa seus juros, não importa a linha de crédito, a tendência é que haja impacto na concorrência, porque o banco vai emprestar mais.

Os juros da linha de crédito BB Giro Rápido cairão de 2,67% ao mês, mais TR, para 2,57%, mais TR. No BB Capital de Giro Mix Pasep, a taxa passará de TR mais 2,79% ao mês para 2,70%, além da TR. O custo do BB Giro Rápido ficará em 2,72% ao mês. No BB Giro Rápido Rotativo, a taxa será de 7,79% ao mês.

O BB está se preparando para lançar ainda neste primeiro trimestre uma financeira, que oferecerá crédito para veículos nas concessionárias ¿ um mercado que movimenta R$50 bilhões. O formato da empresa, que poderá ter capital privado, ainda está sendo desenhado e precisará da aprovação do Banco Central. Num segundo momento, o BB pretende conceder empréstimos para eletrodomésticos e eletroeletrônicos nas redes de varejo e crédito pessoal para quem não é cliente.