Título: BRIGA ACIRRADA PELA VAGA NO SENADO
Autor: Maiá Menezes
Fonte: O Globo, 15/01/2006, O País, p. 3
PMDB escolhe Picciani; PT já tem Benedita e Saturnino como candidatos
Os candidatos ao Senado disputarão uma única vaga, aberta com a conclusão do mandado do senador Saturnino Braga. Mas a escolha definitiva dos nomes ainda depende do xadrez de alianças e da decisão sobre a verticalização. O PMDB já decidiu: o presidente da Assembléia Legislativa do Rio, Jorge Picciani (PMDB), é o candidato. Mas como tudo está sendo negociado, corteja o PP, o que levaria à indicação do deputado federal Francisco Dornelles para a disputa no lugar de Picciani, em uma possível aliança. O apoio do partido de Dornelles também é cobiçado pelo PFL. O PP indicou o secretário estadual de Trabalho na gestão Rosinha Garotinho, Marco Antonio Lucidi. O deputado não se manifestou ainda sobre a opção do partido nas próximas eleições.
O PFL, de acordo com Eider Dantas, poderá também optar por um candidato a vice do PRTB ou do PTdoB, que fazem parte da base de apoio do prefeito Cesar Maia. O secretário de Obras e pré-candidato do partido ao governo afirma, no entanto, que as conversas com o PFL estão mais adiantadas do que com o PMDB. O deputado federal Nelson Bornier (PMDB), que também quer ser candidato a vice na chapa de Sérgio Cabral a governador, afirma que acredita no apoio do PP à candidatura do PMDB ao governo do estado.
O PT, que já decidiu que o ex-deputado Vladimir Palmeira concorrerá ao governo, vai reunir seus delegados no estado para escolher o candidato ao Senado. A ex-governadora Benedita da Silva e o senador Saturnino Braga se inscreveram para a disputa.
No PRB, a vaga para o Senado será negociada com os partidos que vierem a apoiar Marcelo Crivella para o governo do estado. O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, é um dos que postulam a candidatura, mas não abre mão, por enquanto, de lançar nome do partido para o governo. O PSB e o PCdoB não deverão lançar candidatos ao Senado. Mas poderão oferecer nomes de concorrentes à vaga de vice-governador.
O PSDB deverá lançar o secretário municipal de Saúde, Ronaldo Cezar Coelho, ao Senado.
A escolha dos vices nas chapas ainda depende de alianças. O PMDB pode lançar Luiz Fernando Pesão, ex-prefeito de Piraí, mas admite que a vaga poderá ser oferecida a partidos aliados.