Título: NA INTERNET, VARIAÇÃO DE ATÉ 566%
Autor: Fabiana Ribeiro
Fonte: O Globo, 15/01/2006, Economia, p. 32

Na comparação entre marcas diferentes, disparidade passa de 6.000%

No mundo virtual, a pesquisa pode garantir uma economia ainda maior na volta às aulas: o consumidor encontra diferenças de até 566% nos preços. Assim mostrou levantamento feito pelo site BondFaro ¿ que comparou os preços de 30 artigos em 20 papelarias online.

Pela pesquisa, o kit com duas borrachas brancas (Faber Castell) pode ser comprado numa loja a R$1,20 e noutra, a R$7,99 ¿ uma diferença de 566%. Já o caderno universitário Moranguinho (Polibrás), com 96 folhas, é vendido por preços que vão de R$4,60 a R$19,90 (333% de diferença). E o kit com quatro colas coloridas custa de R$3,90 a R$7,90 (103%).

¿ Os resultados mostram que pesquisar é fundamental. Infelizmente, as pessoas não têm o hábito de sondar na internet. E, por isso, muitas vezes pagam mais caro na papelaria perto de casa ¿ disse Clarissa Leal, coordenadora de Marketing do BondFaro.

Ela ressalta que se o consumidor não se fixar em marcas, pode encontrar diferenças de mais de 6.000%. Uma simples borracha pode custar de R$0,35 a R$23,05 (mais 6.486%).

Apesar dos números atraentes, a internet tem de conquistar consumidores que não compram pela rede, como a empresária Márcia Loureiro. Ela tem receio de colocar o número do cartão de crédito em sites e, por isso, só faz pesquisa de preços nas papelarias tradicionais.

¿ Faço economia ao conseguir os livros usados de alunos mais adiantados que meu filho. E também não abro mão de fazer pesquisas. Até porque são cerca de R$500 só com material escolar do Bruno ¿ comentou Márcia.

A pesquisa do BondFaro também farejou o preços de livros didáticos. E encontrou diferenças de até 28%. É o caso do ¿História das sociedades¿ (Editora Record), que registrou preços entre R$42,82 e R$54,90.