Título: PESQUISA DE PREÇO ALIVIA GASTO NA VOLTA ÀS AULAS
Autor: Fabiana Ribeiro
Fonte: O Globo, 15/01/2006, Economia, p. 32

Diferença no valor dos itens da lista de material chega a 83,3%. Lojas também ampliaram o parcelamento

À vista, o fim das férias das crianças. Leia-se: está na hora de comprar o material escolar dos filhos. Numa pesquisa feita pelo GLOBO sobre 27 itens em 13 lojas, os preços dos artigos pedidos pelos colégios chegam a registrar diferenças de até 83,3%. O resultado reafirma a importância de o consumidor fazer comparações entre lojas, em especial num mês carregado de impostos, como IPTU e IPVA.

Na lista dos alunos, que varia de R$180 a R$500, está o apontador, item que registrou a maior diferença de preços. O kit da Faber Castell (com dois modelos em metal) sai por R$2,20 na Papelaria Carioca, no São Gonçalo Shopping. Custa R$1 a menos (ou com 83,3% de diferença) na Papel Picado (Rio Sul). Já a União, no Centro, vende a R$1,26 a cola Polar (40 gramas) ¿ 40% a mais do que os R$0,90 da Holiday do Largo do Machado. O estojo metálico com 24 lápis de cor (Faber Castell) sai a R$15 na Casa Cruz. O mesmo item custa R$21,99 nas Lojas Americanas.

As diferenças de preços levam Mônica Lima a sondar os valores cobrados. Além da pesquisa, ela vai atrás de descontos: há lojas que reduzem o preço em pagamentos à vista ou com cartão de fidelidade:

¿ Dá trabalho, mas a economia vale a pena, ainda mais para quem tem dois filhos em idade escolar.

Apesar das variações, os preços estão parecidos com os de janeiro de 2005. Artigos de papelaria apresentaram no ano fechado de 2005 alta de 3,63% ¿ abaixo dos 5,69% registrados no último IPCA.

¿ Já os livros escolares tiveram aumento de 8% a 10% por causa do reajuste do preço da celulose. Mas alguns produtos importados, como apontadores, foram negociados com dólar mais baixo e apresentaram queda de até 10% em relação a janeiro de 2005 ¿ contou Coracir Santos, gerente da Casa Cruz do Centro.

A fim de estimular as compras, algumas lojas estão estendendo os prazos de pagamento para a compra de material. A Saraiva colocou, na semana passada, cartaz na entrada na loja que informava seu parcelamento em até dez meses. Em 2005, as compras eram feitas em até seis vezes. E na Americanas.com é possível pagar em até 12 parcelas.

¿ A novidade do parcelamento mais amplo ajudará a aliviar o bolso dos pais, sobrecarregados com as despesas do início do ano ¿ afirmou Marcílio Pousada, diretor da Livraria Saraiva.

Segundo Santos, as vendas de artigos escolares na Casa Cruz devem crescer 20% em relação ao ano passado ¿ um aumento que se beneficia, disse ele, dos preços estáveis de um ano para o outro:

¿ Além disso, as vendas pela internet já apresentam aumento de 300% em relação a janeiro de 2005. O site tem o mesmo preço da loja e ainda comodidade, sem ter que pagar frete. E, para os pais, a internet pode representar economia de até 15%: as compras virtuais não estimulam as compras por impulso.

Para ajudar o consumidor a encontrar preços mais em conta, algumas escolas selecionam papelarias e até negociam preços com as lojas. O Anglo-Americano, por exemplo, fechou parceria com a Shop do Papel. Já o colégio Santa Maria, em São Paulo, conseguiu a adesão de 80% dos pais e, por negociar em grande quantidade, obtém material escolar até 10% mais barato do que a média cobrada pelo mercado.

¿ Com esse serviço conseguimos aliviar o orçamento dos pais neste início do ano e poupá-los das cansativas pesquisas em papelarias e livrarias ¿ explicou Diane Clay Cundiff, diretora do Santa Maria.

Renata Niemeyer, mãe de Rodrigo e Alexandre, recorreu às livrarias indicadas pelas escolas dos filhos. Mas, para comprar a lancheira térmica, está pesquisando:

¿ A lista traz tantos itens que fazer pesquisa fica difícil. Confio na pesquisa prévia do colégio ¿ disse Renata.