Título: `SE ALGUÉM TEM PRESSA DE SER CANDIDATO, QUE SEJA¿
Autor: Leticia Lins e Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 17/01/2006, O País, p. 9

Lula diz que o seu compromisso é governar até fim do ano

ALHANDRA (PB). Recebido com gritos de ¿um, dois três, Lula outra vez¿ entoados pela militância petista, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, disse ontem na Paraíba que não tem pressa para anunciar a sua decisão de candidatar-se ou não a reeleição. Segundo Lula, isso ocorrerá no tempo certo.

¿ Se alguém tem pressa de ser candidato, que seja. Eu tenho tempo. Meu compromisso é governar o país até 31 de dezembro de 2006. Até lá, vou governar o Brasil, vou viajar ¿ disse, após conhecer a obra de duplicação da BR-101 no estado.

Lula comentou sobre uma eventual tentativa da oposição de engessar o governo. Segundo ele, o governo não tem que ficar dando atenção às críticas da oposição e que ¿golpe branco não é um fato novo na história política brasileira, porque sempre tem aqueles que tentam dificultar o governo¿.

Defesa da transposição do São Francisco

Enquanto ouvia explicações sobre a obra, lembrou os desentendimentos entre as empreiteiras vencedoras da licitação para a realização dos trabalhos, protelando o início das obras, previsto para março de 2005.

¿ Fizemos um acordo com as Forças Armadas, o Exército assumiu e resolvemos: enquanto as empresas brigam, estamos construindo um trecho na Paraíba, um no Rio Grande do Norte e um em Pernambuco. Estamos esperando que as empresas resolvam suas pendengas. Se não resolverem meu ministro está autorizado a fazer outro acordo com o Exército e vamos dar o restante para o Exército fazer, até as empresas compreenderem que o Brasil não pode esperar o tempo que elas acham que podem brigar na Justiça.

O presidente voltou a defender a transposição das águas do Rio São Francisco, embora, segundo ele, nunca tenha prometido fazê-la, assim como a revitalização do rio. Explicou que está decidido a levar o projeto à frente e pediu o apoio da população paraibana ao projeto, que, ressaltou, ¿enfrenta e enfrentará¿ ações contrárias na Justiça.

¿ Deveríamos ter começado essa obra ano passado. Perdemos um ano. Espero que não percamos mais um.

Lula prometeu voltar ao Nordeste em fevereiro para iniciar as obras da Ferrovia Transnordestina, que ligará o litoral do Ceará ao de Pernambuco, e enumerou obras do governo na região, que, juntas, ¿representarão a redenção dos nordestinos¿.

Lula chegou ao quilômetro 110 da BR-101 acompanhado pelo ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, o governador do estado, Cássio Cunha Lima (PSDB), candidato à reeleição, e dois adversários do governador, os senadores Ney Suassuna e José Maranhão, ambos do PMDB, este último candidato ao governo da Paraíba.