Título: PRESIDENTE RECEBE MULHERES QUE DEVOLVERAM CARTÃO
Autor: Leticia Lins e Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 17/01/2006, O País, p. 9

Moradoras reconheceram que não precisavam do benefício do Bolsa Família

JOÃO PESSOA. Na última etapa de sua visita de ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, no Aeroporto Castro Pinto, em João Pessoa, uma comissão de seis mulheres da cidade de Pombal, a 372 quilômetros da capital, no sertão paraibano, representando um grupo de 230 habitantes da cidade que devolveram ano passado o cartão do Programa Bolsa Família, por entenderem que não se enquadravam mais no perfil de famílias necessitadas.

A Prefeitura de Pombal tinha solicitado no ano passado uma revisão do cadastro dos beneficiários do Bolsa Família. A revisão constatou vários casos de irregularidades, como aposentados e funcionários municipais e até parentes de parlamentares que recebiam o benefício. A prefeitura pediu o cancelamento desses benefícios e iniciou uma campanha de conscientização pedindo que pessoas que não precisavam do benefício o devolvessem. Pombal foi o município recordista de devolução.

Lula ficou interessado em conhecer pessoas que tinham devolvido o cartão. No encontro, o presidente disse que a cidade era um exemplo de honestidade e que a iniciativa delas deveria ser seguida.