Título: MEXICANA FEMSA COMPRA O CONTROLE DA CERVEJARIA KAISER POR US$68 MILHÕES
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Fonte: O Globo, 17/01/2006, Economia, p. 22

Empresa ainda assume US$60 milhões em dívidas da indústria brasileira

CIDADE DO MÉXICO e SÃO PAULO. A fabricante mexicana de bebidas Femsa informou ontem que sua unidade cervejeira comprou o controle da Kaiser, que pertencia à Molson Coors Brewing Company, quinta maior cervejaria do mundo. A Femsa pagou US$68 milhões por uma fatia de 68% do capital da cervejaria brasileira e assumiu dívidas de aproximadamente US$60 milhões. A ex-controladora ¿ empresa que é resultado da fusão da canadense Molson com a americana Coors ¿ vai manter 15% do capital da Kaiser. Outros 17% pertencem à holandesa Heineken.

A Femsa, maior companhia de bebidas da América Latina, fabricante das marcas Tecate e Sol, é também a segunda maior engarrafadora de Coca-Cola no mundo. A mexicana informou que o negócio foi fechado com recursos disponíveis em caixa. Segundo o diretor-geral da Femsa, José Antonio Fernández, a compra representa uma oportunidade única para a empresa, já que o Brasil é um dos maiores mercados e tem um dos maiores potenciais de crescimento no mundo.

A participação da cervejaria Kaiser no mercado brasileiro era de 8,73% em dezembro, segundo números aferidos pela AC Nielsen divulgados pela empresa na semana passada. Em comunicado, a cervejaria comemorava a ascensão da marca Bavaria, cuja fatia de mercado teria saltado de 2,1% em agosto para 2,7%. ¿O crescimento constante da empresa é o resultado das ações diferenciadas e inusitadas das equipes de marketing, dos esforços de venda junto a restaurantes e casas noturnas e do início do verão¿, dizia a empresa.

A administração da Kaiser ficará a cargo de um conselho composto por sete executivos, cinco dos quais ¿ inclusive o presidente ¿ serão escolhidos pela Femsa. Os dois restantes serão indicados pela Molson e pela Heineken. A Femsa já decidiu que a atual equipe administrativa da Kaiser vai permanecer à frente da empresa. No entanto, vai reforçar com pessoal próprio áreas importantes como vendas, marketing e produção. A Femsa não tinha fábricas de cerveja no Brasil, mas a Kaiser já produzia a Sol para a empresa mexicana em pequenos volumes. (Ronaldo D'Ercole, com agências internacionais)