Título: MULHER MUDA HISTÓRIA TAMBÉM NA ÁFRICA
Autor: Renato Galeno
Fonte: O Globo, 17/01/2006, O Mundo, p. 23

Toma posse presidente da Libéria, a primeira eleita do continente

MONRÓVIA. Muito longe do Chile, outra mulher fez História ontem. Na Libéria, Ellen Johnson-Sirleaf tomou posse como primeira presidente eleita da África. Em seu primeiro discurso, a economista de 67 anos prometeu pôr fim ao longo histórico de corrupção e violência que castiga seu país ¿ palco de uma guerra de mais de 14 anos que terminou formalmente em 2003, com mais de 250 mil mortos.

¿ Com seus votos o povo liberiano enviou a clara mensagem de que quer paz. Quer seguir em frente com suas vidas ¿ disse ela.

De vestido creme e um tradicional turbante africano da mesma cor sobre a cabeça, Ellen foi empossada numa colorida cerimônia a céu aberto, pontuada por gritos de alegria de centenas de liberianos.

Autoridades internacionais como a primeira-dama dos EUA, Laura Bush, e a secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, compareceram à festa. Sua presença, dizem analistas, é um sinal do apoio de Washington à república mais antiga da África, fundada em 1847 por escravos americanos libertos.

Soldados da força de paz da ONU que atua no país reforçaram a segurança na capital, Monróvia, onde veículos não puderam circular por todo o dia.