Título: IRAQUE SUBSTITUI JUIZ DO CASO SADDAM
Autor:
Fonte: O Globo, 17/01/2006, O Mundo, p. 26

No Afeganistão, motocicleta-bomba mata 20. Em outro ataque morrem 5

BAGDÁ. Diante da recusa do juiz que presidia o julgamento de Saddam Hussein, Rizgar Amin, de retirar seu pedido de renúncia, o tribunal especial criado para julgar o ex-ditador iraquiano nomeou ontem um novo magistrado para ocupar o cargo interinamente. Trata-se do xiita Sayeed al-Hamashi, o mais importante dos quatro juízes que eram liderados pelo curdo Amin no julgamento. O tribunal deixou claro, porém, que continuará tentando convencer o demissionário a rever sua posição.

A saída de Amin lança dúvidas sobre a credibilidade da corte. A capacidade do tribunal de realizar um julgamento justo já fora posta em dúvida devido ao assassinato de dois advogados de defesa e a relatos sobre intimidações.

¿ Enviamos uma delegação do tribunal para convencê-lo (Amin), mas não adiantou. Ele mantém sua renúncia. Não virá a Bagdá e não presidirá a próxima sessão ¿ disse Jaafar al-Moussawi, promotor-chefe.

Moussawi acrescentou que, se Amin não ceder, um novo juiz será escolhido para presidir o julgamento permanentemente.

Único dos cinco juízes do caso Saddam, além de Amin, cuja imagem tem sido vista na TV durante as sessões ¿ mas cujo nome só agora é revelado ¿ Hamashi disse ao jornal ¿Asharq al-Awsat¿: ¿Presidirei o julgamento de acordo com as regras, os regulamentos e a lei.¿

Queda de helicóptero americano é terceira do mês

Amin deixou claro que estava insatisfeito com a pressão feita por dirigentes do governo dominado por xiitas e por outros líderes xiitas, que o acusaram de dar a Saddam tempo demais para se defender no julgamento em que é acusado de matar 148 civis xiitas em 1982.

Em Bagdá, um helicóptero americano caiu ontem, aparentemente depois de ser atingido por rebeldes. Militares não informaram o que houve com os dois tripulantes do helicóptero, o terceiro dos EUA a cair no Iraque este mês. Três grupos rebeldes disseram ter causado a queda.

No sul do Afeganistão, terroristas suicidas mataram ontem pelo menos 25 pessoas em dois ataques. Num deles, em Spin Boldak, na fronteira com o Paquistão, um homem detonou sua motocicleta-bomba num parque onde centenas de pessoas participavam de um festival, matando 20 delas. Em Kandahar, um homem-bomba explodiu em frente a um veículo do Exército afegão, matando três soldados e dois civis.