Título: COMÉRCIO VENDEU MAIS 0,26% EM NOVEMBRO
Autor: Luciana Rodrigues
Fonte: O Globo, 18/01/2006, Economia, p. 21

Faturamento subiu graças a eletrodomésticos e móveis. Nos supermercados, queda de 0,52%

Graças ao bom desempenho das vendas de móveis e eletrodomésticos, o comércio varejista teve um acréscimo de 0,26% no seu faturamento real (ou seja, descontada a inflação) em novembro, frente a outubro, na série com ajuste sazonal. Só este segmento registrou alta de 3,56%, impulsionado pelo crédito. Por outro lado, o setor de supermercados, alimentos e bebidas, cujas vendas dependem mais da renda dos consumidores, teve queda de 0,52%.

¿ Mas é preciso levar em conta que o mês de novembro teve apenas quatro fins de semana, contra cinco em outubro. Isso afetou a venda dos supermercados ¿ avaliou Nilo Macedo, técnico do IBGE.

Frente a novembro de 2004, o faturamento do comércio cresceu 4,87% e, no ano, acumula alta de 4,82%. Macedo destaca que essa expansão veio depois de um ano muito forte, que foi 2004, quando as vendas do comércio tiveram alta de 9,25%:

¿ No biênio, são quase 15%.

A venda de veículos, motos e peças (que só entra no indicador ampliado do comércio varejista) cresceram com força: 3,66% frente a outubro, já descontados os efeitos sazonais, e 3,06% na comparação com novembro do ano passado.

No Rio, venda de veículos lidera resultados no varejo

No Rio, o faturamento das concessionárias de veículos cresceu 7,76% em dezembro, no melhor resultado entre os diferentes setores do comércio. No conjunto, o varejo do Rio viu seu faturamento aumentar 3,69% no mês passado, frente a dezembro de 2004, segundo o Instituto Fecomércio-RJ.

¿ O comércio automotivo vem numa toada forte desde 2004 ¿ disse Clarice Messer, diretora do Instituto. (Luciana Rodrigues)