Título: CALIFÓRNIA EXECUTA HOMEM DE 76 ANOS
Autor: William Branigin
Fonte: O Globo, 18/01/2006, O Mundo, p. 28

SAN QUENTIN, Califórnia. A Califórnia executou ontem o seu prisioneiro mais idoso, minutos depois do dia em que ele completou 76 anos. Clarence Ray Allen foi morto com uma injeção letal na Penitenciária Estadual de San Quentin, apesar dos argumentos de seus advogados de que executar um idoso, cego e que dependia de uma cadeira de rodas era uma punição cruel, que violaria a Constituição.

Allen sofria ainda de diabetes, tinha problemas cardíacos e perdera boa parte da audição. Ele fora sentenciado à morte por ordenar o assassinato de três pessoas em 1980, enquanto cumpria prisão perpétua por outro homicídio. Tornou-se o segundo preso mais velho a ser executado ¿ no mês passado John B. Nixon, de 77 anos, foi submetido à pena capital.

O preso expressou seu amor pela família e por amigos numa última declaração: ¿É um bom dia para morrer.¿ O governador Arnold Schwarzenegger disse na sexta-feira que não concederia o perdão a Allen, apesar de seus problemas de saúde, porque ele cometeu os crimes aos 50 anos, em atos que refletiam ¿decisões duras e calculadas de um homem maduro¿.

Allen foi preso por mandar matar a namorada de 17 anos do filho, temendo que ela denunciasse o roubo a uma mercearia. Depois foi condenado à morte por contratar um homem que matou uma testemunha do crime e duas pessoas que passavam na hora do segundo assassinato.

www.oglobo.com.br/mundo