Título: MISSÃO A PLUTÃO REMARCADA PARA HOJE
Autor:
Fonte: O Globo, 18/01/2006, O Mundo, p. 29

Ventos fortes impediram o lançamento previsto para a tarde de ontem

CABO CANAVERAL. A Nasa remarcou para hoje o lançamento de sua primeira missão a Plutão, o mais distante planeta do Sistema Solar. Ventos fortes impediram o lançamento da nave, inicialmente previsto para a tarde de ontem.

A nave Novos Horizontes seria lançada por um foguete Atlas 5 de Cabo Canaveral a partir das 16h (horário de Brasília). Mas, segundo especialistas, a velocidade dos ventos na plataforma de lançamento na Flórida excederam os limites de segurança. A nova janela de lançamento é na tarde de hoje, embora a previsão do tempo não seja muito favorável.

A agência espacial americana tem até 14 de fevereiro para lançar a nave, mas adiamentos podem acrescentar até cinco anos à viagem até o longínquo Plutão em razão da órbita dos planetas. Se a nave for lançada a tempo de poder aproveitar o campo gravitacional de Júpiter como impulso extra para a jornada, ela chegará a Plutão em julho de 2015 ¿ a mais otimista das previsões.

Como Plutão está muito longo do Sol para que a nave aproveite a energia solar, ela usará propulsão nuclear, gerada a partir de um reator interno. A Nasa garante que os riscos de contaminação no caso de um acidente durante o lançamento são mínimos. Detectores de radiação foram instalados na plataforma.

O projeto de US$700 milhões é a primeira missão a Plutão, o único planeta inexplorado do Sistema Solar. Muitos especialistas chegam a questionar o fato de Plutão ser classificado na categoria de planeta e acham que ele seria apenas mais um objeto do chamado Cinturão de Kuiper, além da órbita de Saturno, onde está localizado. A região é formada de corpos congelados que, acredita-se, são remanescentes da formação do Sistema Solar, há 4,6 bilhões de anos.

¿ É fantástico que cientistas possam ter a chance de olhar de perto esses objetos e começar o reconhecimento dessa região do espaço ¿ afirmou o administrador da Nasa, Michael Griffin.