Título: DEPOIS DE SUL-COREANO, NORUEGUÊS ADMITE FRAUDE
Autor:
Fonte: O Globo, 18/01/2006, O Mundo / Ciencia e Vida, p. 29

Cientista inventou pacientes para corroborar pesquisa sobre prevenção de câncer de boca

OSLO. Depois do sul-coreano Hwang Woo-suk ter sido acusado de fraude e admitido publicamente ter adulterado dados em suas pesquisas sobre clonagem, foi a vez de um renomado especialista norueguês ser acusado de ter inventado pacientes para abalizar um estudo sobre câncer.

O estudo de Jon Sudbo, pesquisador do Radium Hospital, em Oslo, na Noruega, concluiu que tomar analgésicos comuns ajudaria a prevenir câncer na boca, inclusive entre fumantes, embora pudesse aumentar os riscos de doenças cardíacas.

O trabalho de Sudbo foi publicado pela conceituada revista médica ¿Lancet¿ em outubro. O cientista usou na pesquisa pacientes e estudos de casos fictícios, criados por ele para justificar os resultados.

O pesquisador não comentou publicamente as acusações, mas a porta-voz do hospital, Tine Lind, disse que ele havia admitido ter falsificado os dados. A porta-voz se disse chocada:

¿ Essa é a pior coisa que poderia acontecer a uma instituição de pesquisa como a nossa.

O diretor de comunicações do hospital, Stein Vaaler, foi além e disse que Sudbo inventou todas as informações contidas no estudo.

¿ Todos os dados em seu computador são completamente fictícios ¿ disse.

Outros estudos do cientista sob suspeita

Segundo o jornal norueguês ¿Dagbladet¿, das 908 pessoas citadas no trabalho de Sudbo, 250 faziam aniversário no mesmo dia. O hospital criou uma comissão para investigar por que o pesquisador falsificou as informações e como foi possível que vários especialistas aprovassem o estudo sem detectar qualquer problema.

A comissão vai analisar também outros artigos publicados por Sudbo anteriormente. Enquanto não há uma conclusão, as pesquisas de Sudbo no Departamento de Oncologia Médica e Radioterapia foram suspensas. Agora, a direção do hospital está discutindo se o médico pode continuar a tratar pacientes.