Título: PARLAMENTARES CULPAM IMPRENSA
Autor: Isabel Braga e Maria Lima
Fonte: O Globo, 19/01/2006, O País, p. 3

Enéas, do Prona, chama jornalistas de canalhas e moleques

BRASÍLIA. O clima de irritação de grande parte de parlamentares com a cobertura da imprensa sobre as atividades do Congresso foi exposto na tribuna da Câmara nos últimos dois dias e chegou ontem à reunião de líderes com o presidente Aldo Rebelo (PCdoB-SP). Alguns deputados culpam a imprensa pela insatisfação da opinião pública, que os levou a aprovar mudanças, como o fim do pagamento de subsídios extras nas convocações extraordinárias e a redução do recesso.

A maior explosão de raiva, ontem na reunião com Aldo, foi do líder do Prona, Enéas Carneiro (SP):

¿ Canalha, moleque! Não vou pedir licença para usar essas palavras, porque esses são os termos para qualificar um jornalista que disse que os partidos nanicos recebem R$1 milhão!

Aldo disse que o Congresso não pode destoar da vontade da sociedade.

¿ O parlamentar tem que se adaptar à nova realidade. A melhor resposta que pode dar é trabalhar e votar. Não adianta. Quando existe uma insatisfação na sociedade, ninguém vai bater na porta dos jornais. Sempre vão bater na porta dos políticos. Temos que dar respostas ¿ disse Aldo.

Zulaiê Cobra fala até em formas de censura

Enquanto os mais irritados, como a deputada Zulaiê Cobra (PSDB-SP), pediam até alguma forma de censura, outros diziam que é hora de mudar. Zulaiê pediu a Aldo que acione a Procuradoria da Câmara para tentar amenizar as críticas de TVs e rádios. Aldo fez despacho ao procurador Ney Lopes (PFL-RN) que prometeu requisitar fitas dos canais de TV e rádio desde o início da convocação extraordinária.

¿ A Câmara tem que se manifestar sobre isso. Hoje, qualquer apresentador de TV se sente no direito de fazer deboche, achincalhar os deputados. Não se trata de censura, mas de manter o nível, acabar com os exageros.

Ela não nominou emissoras mas anteontem disse na tribuna da Câmara:

¿ Senhor presidente, sua chegada foi muito providencial, porque no plenário estou ouvindo que a Rede Globo de televisão tem feito muitas críticas a todos nós. A coisa está ficando vergonhosa (....) Tem gente falando que nenhum dos 513 deputados deve ser reeleito ¿ protestou da tribuna.

O deputado Paulo Delgado (PT-MG) disse que uns estão irritados com razão e outros, não.

¿ É desconfortável essa cobertura de Big Brother sobre o Parlamento. Toda generalização é injusta. Tanto do lado do Parlamento, quando da imprensa. (Maria Lima e Isabel Braga)