Título: GAROTINHO PARTICIPA DE REUNIÃO SOBRE O CHEQUE-CIDADÃO
Autor: Chico Otavio e Maiá Menezes
Fonte: O Globo, 19/01/2006, O País, p. 5

A intervenção do Ministério Público Eleitoral não foi suficiente para mudar a agenda do secretário estadual de Governo e Coordenação, Anthony Garotinho. Um dia depois de o procurador eleitoral interino, Rogério Nascimento, ter anunciado que pediria a abertura de inquérito na Polícia Federal para investigar o encontro de ontem, no Riachuelo, Garotinho, foi ontem a mais uma reunião com beneficiários do Cheque-Cidadão, dessa vez em Campo Grande.

O secretário estadual de Família e Assistência Social, Fernando William, garantiu que Garotinho, nos encontros, cumpre seu papel de secretário, que é também de coordenar projetos. Ao todo, serão doze reuniões como as de terça-feira. Ontem, o procurador enviou ofícios às duas secretarias pedindo explicações sobre os encontros e pediu à Polícia Federal a abertura do inquérito.

O encontro de anteontem não tratou apenas dos aspectos técnicos do programa. Relato de uma das beneficiárias do cheque ¿ em parte confirmado por Fernando William ¿ mostra que, antes de o procurador eleitoral chegar ao clube, o secretário pediu orações pelo programa.

¿ Nós ajudamos vocês e vocês nos ajudam. Não nos abandonem nunca porque juntos teremos forças para manter o projeto por mais cinco anos ¿ teria dito William, no discurso, segundo a beneficiária.

O secretário de Assistência Social disse que a passagem bíblica que contou no encontro foi mal interpretada. Ele citou o trecho em que dez leprosos teriam sido curados por Jesus Cristo e apenas um teria agradecido. Com esse raciocínio, ele pediu que, em troca do benefício dado pelo estado, as pessoas contempladas pelo cheque defendessem o programa.