Título: FGV: INFLAÇÃO DE JANEIRO É MAIS DA METADE DE TODO O ACUMULADO DE 2005
Autor: Carlos Vasconcellos
Fonte: O Globo, 19/01/2006, Economia, p. 22

IGP-10 pula de 0,06% para 0,84%, puxado por álcool, alimentos e serviços

RIO e SÃO PAULO. A inflação pelo IGP-10 saltou para 0,84% este mês. O índice ¿ medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV) entre os dias 11 de dezembro e 10 de janeiro ¿ teve uma forte aceleração em relação a dezembro, quando havia fechado em 0,06%. O resultado representou mais da metade do IGP-10 acumulado em todo o ano de 2005 (1,47%) e o dobro do índice registrado em janeiro do ano passado.

O principal responsável pela alta foi o IPA-10, que mede a variação de preços no atacado. A taxa subiu para 1,03%, contra uma deflação de 0,16% em dezembro. Já o IPC-10, que apura a inflação no varejo, variou 0,53% em dezembro e 0,59% este mês. O último índice que compõe o IGP-10, o INCC-10 (mede os custos da construção) passou de 0,39% em dezembro para 0,16%.

Segundo o ex-diretor do BC e professor do Ibmec Carlos Thadeu de Freitas, os índices gerais de preços (IGPs) costumam ter alta no primeiro trimestre, especialmente devido a reajustes de serviços, como matrículas escolares e planos de saúde. No entanto, este ano a pressão foi maior, segundo ele.

¿ Houve choques de oferta por causa da crise de abastecimento do álcool combustível, e também pela alta das commodities internacionais, que já vinha desde dezembro ¿ observou Carlos Thadeu.

Álcool sobe quase 13% em SP e Fipe prevê IPC de 0,6%

O ex-diretor do BC não vê motivo para temer uma alta prolongada da inflação:

¿ Esses choques não devem se refletir nos próximos meses e o IPCA, que é usado como parâmetro da meta de inflação, deve baixar a partir de março e a tendência é que feche o ano em 4,5%.

Em São Paulo, a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) elevou de 0,45% para 0,60% a previsão para a inflação este mês na capital paulista. A pressão maior é dos preços do álcool combustível, dos pacotes de viagens e da tarifa de energia. Na segunda quadrissemana de janeiro, só o álcool subiu quase 13% nas bombas. E a gasolina teve aumento de 1,2% devido à mistura de 25% de álcool anidro.

Na segunda quadrissemana de janeiro, os preços subiram em média 0,59%. Do total do IPC, 0,25 ponto percentual é referente ao aumento do álcool. A previsão da Fipe é que as mensalidades escolares tenham um aumento médio de 8%.

¿ Janeiro já apresenta alta de inflação devido a mensalidades escolares. Como há novos fatores pressionando o índice, a previsão para o mês foi revista ¿ disse Paulo Picchetti, coordenador do IPC-Fipe.

COLABOROU Fabiana Parajara, do Globo Online