Título: TEXTO DE RESOLUÇÃO CONTRA O IRÃ JÁ CIRCULA NA EUROPA
Autor:
Fonte: O Globo, 19/01/2006, O Mundo, p. 28
Ahmadinejad pede a países que `desçam de suas torres de marfim¿
BERLIM. Começou ontem a circular entre países europeus o rascunho de uma resolução que pede à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA, da ONU) para levar a questão nuclear do Irã ao Conselho de Segurança das Nações Unidas. A iniciativa representa uma dura resposta ao presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, que semana passada retomou o programa nuclear de seu país, contrariando a comunidade internacional, que teme a fabricação de armas atômicas.
Ahmadinejad considerou ¿politicamente motivada¿ a iniciativa da UE de elaborar um rascunho de resolução. Referindo-se a Alemanha, França e Reino Unido (que estavam à frente das negociações e elaboraram o texto), ele afirmou:
¿ Estamos pedindo a eles que desçam de suas torres de marfim e ajam com um pouco de lógica
Segundo um diplomata europeu, o texto pede ao Irã que ¿ajude a AIEA a esclarecer questões relacionadas a possíveis atividades de armas nucleares¿ e pede ao chefe da agência, Mohamed ElBaradei, para ¿transmitir uma cópia dessa resolução ao Conselho de Segurança¿.
Líder supremo diz que arma atômica contraria islamismo
Para os EUA e a União Européia, não há mais condições de dialogar com o Irã e é hora de o Conselho de Segurança tratar da questão, o que abre caminho para a imposição de sanções ao país. A pedido da UE ¿ que interrompeu as negociações com o Irã sobre seu programa nuclear ¿ a AIEA marcou para 2 de fevereiro uma reunião para discutir a crise.
O aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã, assegurou ontem que a fabricação de armas nucleares contraria os interesses de seu país e os princípios do islamismo, mas acrescentou que Teerã busca energia nuclear.