Título: BENTO XVI ANUNCIA SUA PRIMEIRA ENCÍCLICA
Autor:
Fonte: O Globo, 19/01/2006, O Mundo, p. 29

Documento abordará a diferença entre o amor carnal e o amor espiritual, além de ter como tema a caridade

CIDADE DO VATICANO. O Papa Bento XVI anunciou ontem, durante a tradicional audiência de quarta-feira, que sua aguardada primeira encíclica será publicada na próxima semana. O Pontífice espera mostrar com ela a diferença entre o amor carnal e o amor espiritual. ¿Deus Caritas Est¿ será publicada no dia 25, para coincidir com o encerramento de uma semana de orações pela unidade cristã, e terá ainda como tema a caridade.

¿ Quero mostrar o conceito de amor em suas várias dimensões ¿ disse ele. ¿ Na terminologia atual, o amor aparece muito distante do que os cristãos pensam quando se fala da caridade.

A primeira encíclica de um papa é sempre aguardada com ansiedade porque é vista como uma idéia central do que será o seu pontificado. No documento, com cerca de 50 páginas, o Papa discute a relação entre ¿eros¿, ou o amor erótico, e ¿agape¿, palavra grega que se refere ao amor incondicional, espiritual e abnegado, como nos ensinamentos de Cristo.

Segundo Bento XVI, o amor carnal corre o risco de se degradar a mero sexo e de se tornar uma mercadoria se não tiver um componente de equilíbrio de amor espiritual ou divino, fundamentado na fé cristã. Mas o amor carnal pode se transformar em amor espiritual, ¿no qual duas pessoas realmente se amam¿ e em que buscam o bem do outro, disse o Papa.

Acredita-se que o próprio Bento XVI tenha escrito toda a primeira parte da encíclica. No entanto, a segunda parte ¿ sobre a caridade ¿ já estava sendo composta nos anos finais do papado de João Paulo II, que morreu em abril passado.

No dia em que a encíclica será lançada, Bento XVI irá à Basílica de São Paulo Extramuros, em Roma, para rezar junto com líderes religiosos ortodoxos e protestantes pela unidade dos cristãos.

¿ Essas jornadas são importantes para refletir sobre o drama da divisão dos cristãos e para pedir a Deus que todos nós sejamos uma mesma coisa para que o mundo creia ¿ disse o Papa.

Ontem o Papa nomeou os sacerdotes Remídio José Bohn e Alessandro Carmelo Ruffinoni bispos-auxiliares da Arquidiocese de Porto Alegre.

www.oglobo.com.br/mundo