Título: IBOPE: LULA VENCERIA EM SEIS SIMULAÇÕES
Autor: Ilimar Franco, Gerson i, Maria Lima e Isabel Braga
Fonte: O Globo, 20/01/2006, O País, p. 3

Pesquisa mostra que Serra (PSDB) ainda é o adversário mais forte no primeiro turno

SÃO PAULO. Pesquisa Ibope encomendada pela revista ¿IstoÉ¿, divulgada ontem pela Rede Globo, mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva seria o primeiro colocado em seis simulações do primeiro turno das eleições presidenciais e que o prefeito José Serra (PSDB) continua sendo seu oponente mais forte. Não foram feitas simulações para o segundo turno.

O presidente aparece empatado tecnicamente apenas quando seu adversário tucano é Serra, mas ainda assim estaria na frente. Nesse cenário, o presidente tem 35% das intenções de voto, contra 31% do tucano. O ex-governador Anthony Garotinho (PMDB) surge em terceiro, com 12%. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para cima ou para baixo. O Ibope ouviu 2.002 pessoas em 143 municípios de 12 a 16 de janeiro.

Na simulação em que é incluído o nome do governador Geraldo Alckmin, Lula tem um desempenho melhor: obteve 38% das intenções de voto, enquanto Alckmin conseguiu 17% da preferência do eleitorado, empatado tecnicamente com Garotinho, com 16%.

O Ibope também simulou uma disputa presidencial entre Lula e seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso. O ex-presidente teria hoje 14% das intenções de voto. Lula chegaria a 38%. No confronto com o governador de Minas, Aécio Neves, também do PSDB, Lula chega a 39%. Aécio teria apenas 9% dos votos, empatado com a senadora Heloisa Helena (PSOL-AL) e atrás de Garotinho, com 17%.

O Ibope também fez simulações com o nome do ministro do Superior Tribunal Federal (STF), Nelson Jobim. Nesse caso, Lula também desponta em primeiro lugar, com 37%, contra 1% de Jobim. Alckmin aparece em segundo, com 16%, empatado tecnicamente com Garotinho, que teria 15%.

Com a entrada do governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto (PMDB), o presidente Lula tem seu melhor desempenho: 41%. Nesse cenário, Alckmin aparece em segundo, com 18%, à frente de Heloisa, com 10%. Rigotto tem 3%, empatado tecnicamente com Cristovam Buarque (PDT), que obteria 2%.

Serra e Alckmin centram fogo sobre o governo Lula

Em novo ataque ao PT, Serra afirmou ontem que se o governo Lula seguir os passos da ex-prefeita Marta Suplicy, haverá muito desperdício de dinheiro público. Serra disse que o ¿kit PT para administrar¿ é o causador desse suposto desperdício.

¿ Isso (o desperdício) é generalizado em São Paulo, nos gastos com pavimentação, nas compras de leite, de oxigênio para os hospitais, na canalização de córregos e para tapar buracos nas ruas ¿ criticou Serra.

Já Alckmin também não poupou críticas à política econômica. Ele afirmou que a reunião do Copom que baixou os juros de 18% para 17,25% foi positiva, mas atrasada.

¿ Perdemos todo o ano passado, que foi um ano em que o mundo todo cresceu forte, e o resultado está aí, que é um crescimento pífio, de 2%. É sair do impossível para o suportável ¿ disse Alckmin.