Título: GAROTINHO FALTA A DOIS ATOS DO CHEQUE-CIDADÃO
Autor: Fernando Duarte
Fonte: O Globo, 20/01/2006, O País, p. 4

Secretário de Governo não aparece nas últimas reuniões com beneficiados do programa social

O secretário estadual de Governo, Anthony Garotinho, frustrou ontem centenas de beneficiários do Cheque-Cidadão que lotaram duas reuniões organizadas pela Secretaria estadual de Família e Assistência Social. Depois de comparecer a pelo menos metade dos encontros, cujos convites fazem referência à sua presença, Garotinho faltou aos dois últimos.

Segundo a assessoria da Secretaria de Assistência Social, o pré-candidato do PMDB à Presidência informou estar com dor de cabeça. Os beneficiários compareceram à convocação e se deslocaram para uma igreja batista, em Marechal Hermes, e para o Grêmio de Realengo, na Zona Oeste.

O Ministério Público Eleitoral pediu anteontem a abertura de inquérito na Polícia Federal para investigar um encontro de beneficiários do Cheque-Cidadão em Riachuelo, na Zona Norte. No local, foi encontrado material de propaganda e faixas com o nome de Garotinho. O procurador regional eleitoral interino, Rogério Nascimento, esteve no Riachuelo Tênis Clube e apreendeu o material. O advogado de Garotinho, Sérgio Mazzillo, negou o uso político dos encontros e afirmou que poderá ingressar com ação contra o procurador, por abuso de poder.

O secretário de Família e Assistência Social, Fernando William, afirmou que a governadora deveria estar presente, mas ela ¿apresenta momentos de dificuldade com sua saúde¿. Garotinho, segundo ele, marcou as reuniões a pedido da governadora. Um objetivo seria reforçar a informação da criação de uma ouvidoria que recebe denúncias sobre o mau uso do Cheque-Cidadão. Além disso, foram dadas explicações sobre o atraso no fornecimento dos cheques de R$100 em agosto passado.

¿ Quando o secretário de Governo acha que o titular de qualquer pasta não está resolvendo, ele intervém. E foi por isso que ele solicitou esses encontros ¿ disse William.

Pelo menos cinco beneficiários ouvidos pelo GLOBO em Marechal Hermes disseram que foram instruídos pelos coordenadores do Cheque-Cidadão em suas áreas a entregar assinada, no local do ato, a nota fiscal da última compra em supermercado grampeada à convocação que receberam do governo.