Título: FH diz não ter preferência por Serra ou Alckmin como candidato tucano
Autor: Fernando Duarte
Fonte: O Globo, 20/01/2006, O País, p. 4
Ex-presidente diz que Lula precisará de `muita vitamina¿ para disputar a reeleição
OXFORD, Inglaterra. O ex-presidente Fernando Henrique negou ontem os rumores de que já tenha decidido apoiar o prefeito de São Paulo, José Serra, como candidato do PSDB à Presidência. Em entrevista pouco antes de fazer uma palestra sobre globalização e a América Latina, ele disse que tanto Serra como seu principal rival na disputa pela preferência dos tucanos, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, têm credenciais para representar o partido.
¿ A notícia (da preferência por Serra) não procede. Falo com muita gente e sempre digo a mesma coisa, mas as pessoas podem selecionar a parte que lhes interessa. É engano imaginar que a seleção de um candidato possa ser feita por mim ou pelo presidente do partido. A coisa é mais complicada do que isso e temos de dar tempo a tempo. A pressa é inimiga do bom resultado ¿ disse.
¿Acho que ele não merece ser reeleito¿
O ex-presidente disse acreditar que ambos os candidatos têm maturidade para chegar a uma conclusão madura junto com o partido, mas lembrou que o prefeito de São Paulo ainda não tomou a decisão de se afastar do cargo a tempo de disputar o pleito de outubro.
¿ É uma questão real e é o Serra que tem de pensar se tem condições de tomar essa decisão, prévia a qualquer outra.
Além de expressar sua vontade de que o partido escolha o candidato até março, o ex-presidente disse não acreditar que a crise facilite a missão do PSDB. Para ele, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem chances de se reeleger, porém previu uma jornada difícil.
¿ Lula vai precisar tomar muita vitamina. Não se está discutindo a situação econômica, até porque ele seguiu muito o que estava sendo feito por nós, mas sim a situação política e moral. Não vai ser fácil para ele convencer o povo de que o se diz não é verdade. De minha parte, acho que ele não merece ser reeleito, mas o povo é que vai decidir ¿ afirmou.
Quase gargalhando e com um ¿só me faltava essa¿, Fernando Henrique negou veementemente que pense em disputar a eleição para governador de São Paulo. E comentou as críticas de Lula à emenda da reeleição.
¿ Sempre fui favorável à reeleição. Lula acabou de verificar que em quatro anos não se faz nada. Não dá tempo.