Título: CHÁVEZ ANUNCIA QUE LULA NÃO VAI AO FÓRUM SOCIAL MUNDIAL, EM CARACAS
Autor: Cristiane Jungblut e Eliane Oliveira
Fonte: O Globo, 20/01/2006, O País, p. 8

Presidente quer evitar desgaste e ser ofuscado pelo venezuelano

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comunicou ontem ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que não irá ao Fórum Social Mundial, em Caracas, marcado para a próxima semana. Lula explicou a Chávez que terá uma agenda de trabalho intensa nos próximos dias. É a primeira vez, desde que tomou posse, que Lula deixa de ir a uma reunião do Fórum, que costumava acontecer em Porto Alegre.

Fontes próximas ao presidente brasileiro revelaram, porém, que Lula teria desistido de participar do evento por estar convicto de que, além de outros eventuais desgastes, seria ofuscado por Chávez e pelo novo presidente boliviano, Evo Morales, que toma posse neste domingo.

Chávez nega que Lula esteja temendo protestos

Outra preocupação do presidente Lula era ser fotografado ao lado de Chávez e Morales. Os dois, que formaram o chamado ¿eixo do bem¿, farão um forte discurso contra os Estados Unidos, o que vai de encontro às pretensões do governo brasileiro de fortalecer as boas relações com os americanos.

O anúncio do não comparecimento de Lula ao fórum, que começa na próxima terça-feira, foi feito por Chávez. Indagado se seu colega do Brasil não estaria com medo de ser alvo de protestos de grupos de esquerdas e organizações não-governamentais devido a denúncias de corrupção envolvendo o PT, Chávez respondeu que essa interpretação não faz sentido.

¿ Lula não vai ao fórum por razões de trabalho. Ele não teme absolutamente nada. Somos homens que não temos medo de nada. De nada ¿ afirmou Hugo Chávez, que garantiu não ter se frustrado com a ausência de Lula.

Além do Fórum Social, em Caracas, outro evento do qual Lula não participará é o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. Nesse caso, a desistência do presidente brasileiro se deve à falta de líderes políticos importantes no evento, o que o deixaria isolado e falando para ministros e funcionários de terceiro escalão. O presidente consultou seu colega venezuelano antes de decidir não comparecer a Caracas.

Segundo assessores, Lula explicou a Chávez que preferiria se concentrar na condução do governo ¿ o presidente considera que é hora de decidir as ações de seu último ano de mandato. Ele destacou ter participado de todas as edições do Fórum Social em Porto Alegre, e foi a Davos duas vezes.

Ministro só confirma ausência horas depois

Horas depois do anúncio feito por Chávez, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, confirmou que Lula não irá aos dois eventos:

¿ O presidente tem uma agenda importante aqui ¿ afirmou o ministro.

Ele acrescentou que, apesar da ausência de Lula, uma grande delegação do governo brasileiro irá a Caracas, munido de 20 mil exemplares da revista com o balanço dos três anos de mandato de Lula. Foi elaborada uma versão em espanhol da revista, para ser distribuída aos participantes do Fórum.