Título: PSOL SUGERE CORTE DE AJUDA
Autor: Isabel Braga
Fonte: O Globo, 20/01/2006, O País, p. 8
Câmara analisa pedido para cancelar segunda parcela
BRASÍLIA. Na tentativa de aproveitar a onda moralizadora do Congresso e cortar ainda mais na própria carne, um grupo de deputados do Conselho de Ética e do PSOL, formalizou ontem pedido ao presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), para que cancele o pagamento da segunda parte da ajuda de custo, equivalente a R$12,8 mil, desta convocação. Aldo, que já tinha avisado que o fim do pagamento só valeria para as próximas convocações, determinou que a assessoria da Casa analise o pedido.
Em entrevista coletiva para fazer um balanço da primeira semana com resultados desta convocação, Aldo saiu, no entanto, em defesa da Casa, rejeitando a tese de que a Câmara deveria votar matérias de segunda à sexta-feira e não só três dias da semana.
¿ Isso aqui não pode ser uma fábrica de quinquilharias legislativas. Só a ignorância profunda pode achar que isso aqui é uma linha de montagem de inutilidades. Um país não se mede pelo número de leis ¿ disse.
O pedido para que a Câmara respeite o decreto legislativo que acabou com o pagamento extraordinário, já aprovado pelo Senado, foi formalizado pelos seguintes deputados do Conselho de Ética: Chico Alencar (PSOL-RJ), Orlando Fantazzini (PSOL-SP), Júlio Delgado (PSB-MG), e o presidente Ricardo Izar (PTB-SP).
A solicitação provocou debate na sessão de ontem. Miro Teixeira (PDT-RJ) manifestou preocupação com a possibilidade de ingresso de ações judiciais contra a Câmara, se o pagamento não for devido. A líder do PSOL, deputada Luciana Genro (RS) apoiou a proposta.
Na coletiva, Aldo também falou sobre o pedido de parlamentares para defender a Câmara das críticas da imprensa e reagir, numa espécie de censura:
¿ Devemos diferenciar as críticas, mesmo as mais injustas, dos ataques à instituição ou à honra dos parlamentares. Mas não sou eu quem dirá o que fazer. Temos uma procuradoria e também a Justiça. Se for o caso, é a Justiça quem vai decidir.