Título: CPI DEVE SE CONCENTRAR NAS PROVAS DO MENSALÃO
Autor: Maria Lima e Evandro Éboli
Fonte: O Globo, 20/01/2006, O País, p. 13

Técnicos vão cruzar dados para provar a relação entre saques e votações no Congresso

BRASÍLIA. O comando da CPI dos Correios acertou ontem que o relatório final do deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), a ser apresentado na primeira quinzena de março, deve ligar de forma mais consistente os saques feitos nas contas do empresário Marcos Valério às votações de interesse do governo no Congresso. A medida visa comprovar se existiu ou não o mensalão, como denunciou o ex-deputado Roberto Jefferson.

Em reunião, foi aprovado o plano de trabalho final para a CPI, que deve terminar entre os dias 15 e 20 de março. No capítulo que trata do valerioduto, no item chamado mensalão, os parlamentares dão a seguinte tarefa aos técnicos da CPI: ¿Estabelecer um relatório mais consistente entre os pagamentos efetuados por Marcos Valério aos partidos e parlamentares, demonstrando, com maior exatidão, as fontes de recursos, beneficiários e co-relação com eventuais votações parlamentares, informando valores, datas, meio de pagamento, pronunciamento do beneficiário, entre outros¿.

Até a próxima semana, os deputados devem decidir se alguma denúncia que passou pela CPI ainda vai resultar em nova investigação. O programa de computador I2 deve ser usado para cruzar informações.

¿ O I2 será usado para vermos se há correlação entre fatos no Congresso e saques descobertos pela CPI ¿ disse Delcídio Amaral (PT-MS), presidente da CPI.