Título: DECRETADA A PRISÃO PREVENTIVA DE FRANKIE
Autor: Elenilce Bottari
Fonte: O Globo, 20/01/2006, Rio, p. 22

Estilista argentino acusado de matar o sócio Amaury Veras será ouvido em Santa Fé através de carta rogatória

RIO e BUENOS AIRES. A juíza Maria Angélica Guimarães Guerra Guedes, do 4º Tribunal do Júri da capital, decretou ontem a prisão preventiva do estilista Francisco Agustín Mackey. Frankie, como é mais conhecido, é acusado do homicídio duplamente qualificado do também estilista Amaury Vancini Veras, que foi seu sócio na grife Frankie & Amaury. O crime ocorreu em setembro de 2004. Para a juíza, ficou demonstrado que a intenção de Frankie é ¿ausentar-se do distrito da culpa¿.

O estilista faltou ao interrogatório da segunda-feira passada, o que levou o promotor Salvador Bemerguy, do 4º Tribunal do Júri, a pedir a sua prisão preventiva. Em sua fundamentação, o promotor lembrou que o próprio Frankie havia informado, em ofício, que retornaria da Argentina na primeira quinzena deste mês, razão pela qual o depoimento fora marcado para o dia 16.

Ontem mesmo, a juíza Maria Angélica determinou a expedição de carta rogatória (comunicação de atos processuais à autoridade judiciária de outro país) para a citação do réu, que está em Santa Fé, na Argentina, onde deverá ser interrogado. O estilista será notificado das datas dos depoimentos das testemunhas de acusação, brasileiras e residentes no Rio, que serão realizados no 4º Tribunal do Júri às 13h dos dias 30 de outubro e 22 de novembro de 2006.

A carta rogatória será encaminhada ao presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador Sergio Cavalieri Filho. Em seguida, será enviada a um tradutor juramentado, que vai traduzi-la para o espanhol. Só então o documento será encaminhado ao ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, para ser remetido à Justiça argentina.

Família diz que só quer manter Frankie vivo

A decisão da juíza de ordenar a prisão preventiva de Frankie Mackey aprofundou o estado de angústia em que vive a família do estilista argentino, acusado de matar o também estilista Amaury Veras, em setembro de 2004. Segundo afirmou ao GLOBO Evelina Mackey, irmã de Frankie, os pais e irmãos do estilista temem que ele ¿termine como Amaury¿.

¿ Nosso principal objetivo hoje é manter Frankie vivo. Frankie numa manhã perdeu tudo o que mais amava em sua vida e tudo pelo que sempre lutou. Aqui não houve tentativa de fuga, todos sabem onde ele está. Queremos que ele saia com vida de tudo isso, seja no Brasil, na Argentina ou onde for ¿ disse Evelina por telefone, da cidade argentina de Rosário, província de Santa Fé.

Frankie está realizando um tratamento psiquiátrico e, segundo seus parentes, o estado do estilista é muito delicado.

¿ Ele (Frankie) conversa muito pouco, o quadro é patético. Ele chegou num estado terrível (à Argentina), sempre quisemos, porque era o que ele queria, que permanecesse o maior tempo possível no Brasil. Mas ele estava muito mal ¿ afirmou Evelina.

Anteontem, o pai de Frankie, Francisco Mackey, fez 80 anos e a família fez questão de realizar uma pequena reunião para comemorar. Segundo Evelina, a idéia era realizar uma grande festa, porém o estado de saúde do irmão obrigou a família a alterar seus planos.

* Correspondente