Título: EMBRAER: LULA PODE RECORRER A BUSH SOBRE VETO
Autor: Cristiane Jungblut, Ronaldo D'ERcole
Fonte: O Globo, 20/01/2006, Economia, p. 29

Presidentes de Brasil, Argentina e Venezuela discutem em Brasília a criação de uma `Otan sul-americana¿

BRASÍLIA e SÃO PAULO. Se não houver acordo nas conversas entre o chanceler Celso Amorim e a secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, sobre a pressão dos EUA contra a venda de aviões da Embraer à Venezuela, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva discutirá o assunto diretamente com o presidente George W. Bush. O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, foi informado ontem por Lula das conversas do governo brasileiro com as autoridades americanas.

¿ Estamos conversando com os EUA nos níveis adequados. Por enquanto, estou tratando do assunto com a secretária de Estado, que me disse que daria uma nova olhada no tema. Se não houver sinal positivo, haverá outras instâncias que ainda poderemos utilizar ¿ disse Amorim. ¿ Dado o bom momento das relações do Brasil com os EUA, achamos que uma revisão se justifica.

Já Chávez anunciou ontem ter proposto a Lula e ao presidente da Argentina, Néstor Kirchner, a criação de um Conselho de Defesa da América do Sul, com a participação dos 12 países da região. Indagado se tal conselho poderia ser chamado de ¿Otan sul-americana¿, Chávez disse que sim. O presidente da Venezuela disse que é preciso integrar a região militarmente e chamou os EUA de ¿ladrões internacionais¿, por causa do desaparecimento de mísseis na Bolívia.

Amorim, porém, minimizou a idéia, negando qualquer integração militar. Segundo o chanceler brasileiro, a iniciativa se refere mais a um conselho temático. O presidente da Venezuela, no entanto, foi claro:

¿ Propus a criação de um Conselho de Defesa Sul-Americana. Na Bolívia, acaba de brotar um escândalo. Os EUA roubaram da Bolívia os mísseis. Ladrões internacionais!

Quanto ao impasse em relação aos aviões da Embraer, uma fonte do governo brasileiro disse que a possibilidade de o Brasil recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC) depende apenas da empresa.

Na conversa entre Lula, Chávez e Kirchner, na Granja do Torto, o assunto sobre a proibição da venda de 36 aeronaves da Embraer para a Venezuela veio à tona. Como essas aeronaves contêm tecnologia americana, os EUA podem exercer o veto. Lula deixou claro que não concorda com a posição do governo americano.

Em fato relevante enviado ontem à noite à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Embraer tornou pública a proposta para a reestruturação de seu capital acionário. Elaborada pelo grupo controlador, formado pela Companhia Bozano e os fundos de pensão Previ (do Banco do Brasil) e Sistel (da privatizada Embratel), a proposta prevê a criação de uma nova empresa, Rio Han Empreendimentos e Participações S.A.

Essa empresa, que também se autodenomina Nova Embraer, incorporaria as ações da companhia. Com isso, todas as ações hoje existentes da Embraer seriam extintas e, em troca, os atuais acionistas da companhia receberiam ações ordinárias da Rio Han. A ação classe especial (golden share) continuará nas mãos do governo.