Título: PRESIDENTES VÃO ACELERAR O GASODUTO DA REGIÃO
Autor:
Fonte: O Globo, 20/01/2006, Economia, p. 29
BRASÍLIA. Em reunião na Granja do Torto, os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Hugo Chávez (Venezuela) e Néstor Kirchner (Argentina) decidiram acelerar o andamento do projeto para a construção do gasoduto que terá oito mil quilômetros e ligará quase toda a América do Sul. Os presidentes elaboraram um cronograma que prevê a conclusão de estudos técnicos sobre a viabilidade da obra. A idéia é que o projeto esteja pronto para ser executado a partir de julho deste ano.
Segundo o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, o gasoduto partirá da Venezuela ¿ país que detém as maiores reservas de gás do país ¿ e seguirá até a Patagônia, na Argentina, passando pelo Brasil.
O gasoduto tem um custo estimado em US$17 bilhões. O acordo para sua construção foi firmado em dezembro último, em Montevidéu.
¿ Até julho teremos um projeto pronto, se for confirmada a viabilidade técnica. É um dos grandes projetos de infra-estrutura da América Latina. Por isso, terá que estar aberto a outros países ¿ afirmou Amorim.
Lula, Kirchner e Chávez também discutiram outras propostas de integração na América do Sul, como a criação de um Banco do Sul e de um Conselho de Defesa da América Latina. Em dezembro, em Montevidéu, o Mercosul aprovou a entrada da Venezuela como sócia, mas na prática essa adesão ainda não ocorreu. Chávez defendeu que a Bolívia ¿ que já tem acordo com o bloco ¿ também se transforme em sócio pleno do Mercosul. (C.J.)