Título: BIN LADEN OFERECE `LONGA TRÉGUA¿ AOS EUA
Autor:
Fonte: O Globo, 20/01/2006, O Mundo, p. 33

Líder da al-Qaeda impõe reconstrução do Iraque como condição mas ameaça com novo ataque

DUBAI. Depois de mais de um ano, Osama bin Laden rompeu o silêncio e, numa gravação de áudio, disse estar preparando novos atentados no território americano, ao mesmo tempo que oferecia uma trégua aos Estados Unidos. Especialistas da inteligência americana disseram que a gravação, exibida pela TV árabe al-Jazeera ontem, é provavelmente autêntica.

Num discurso feito numa voz um pouco ofegante e dirigido ao povo americano, o líder da al-Qaeda fez ameaças seis dias depois de a CIA ter realizado um ataque no Paquistão em que quatro membros da rede terrorista foram mortos, ao lado de 18 civis.

¿ Os mujaheddin (guerreiros da jihad) foram capazes de, com a ajuda de Deus, superar as medidas de segurança e o resultado é o que vocês viram nas explosões em grandes capitais européias. ¿ diz Bin Laden na gravação. ¿ E o tempo sem ataques similares nos EUA não ocorre porque não podemos nos infiltrar entre as medidas de segurança. As operações estão sendo preparadas e vocês as verão em suas casas assim que elas estiverem completadas.

Depois de citar pesquisas que indicariam que a população americana é majoritariamente contra a guerra no Iraque, Bin Laden se dispõe a negociar uma ¿longa trégua¿ com os EUA.

¿ Baseado em pesquisas, que indicam que os americanos não querem lutar com muçulmanos em terras muçulmanas, nem que os muçulmanos lutem com eles em sua terra, não nos importamos em oferecer uma longa trégua baseada em condições justas ¿ diz Bin Laden. ¿ Uma trégua que ofereça segurança e estabilidade e a reconstrução do Iraque e do Afeganistão que foram destruídos pela guerra.

Porta-voz diz que Casa Branca não negocia com terroristas

O terrorista insinua que a condição seria o fim da guerra no Iraque, que estaria sendo vencida pelos rebeldes. Disse também que o presidente Bush tenta enganar os americanos ao interpretar erradamente suas aspirações.

A Casa Branca respondeu rapidamente à oferta de trégua.

¿ Não negociamos com terroristas ¿ disse o porta-voz Scott McClellan.

Segundo a TV, a fita de áudio foi gravada em dezembro, o que analistas concordam ser provável. A menção aos atentados na Europa mostram que a fita foi gravada depois de 7 de julho, dia dos ataques que mataram 52 pessoas no metrô de Londres. Em outro trecho, Bin Laden parece se referir ao memorando secreto britânico publicado no dia 22 de novembro no jornal inglês ¿Daily Mirror¿: ¿Apareceram documentos recentes que mostram que o açougueiro da liberdade estava planejando bombardear a sede da al-Jazeera no Qatar¿, diz ele.

Ele não menciona o ataque da CIA no Paquistão, que sexta-feira matou 18 civis e quatro membros da al-Qaeda. O alvo era o número dois da rede, Ayman al-Zawahri, que não foi atingido.

Segundo analistas, o motivo da mensagem seria sinalizar que o terrorista está vivo. A última gravação fora transmitida em 27 de dezembro de 2004.

www.oglobo.com.br/mundo