Título: Rosinha, ausente, vira alvo
Autor: Chico Otavio e Maiá Menezes
Fonte: O Globo, 21/01/2006, O País, p. 3

Ausente no encontro, a governadora Rosinha Garotinho foi alvo do presidente Lula. Sem citá-la, Lula criticou a atitude do governo do estado, que, segundo ele, não aceitou parceria com a União para programas como a Farmácia Popular e o Bolsa-Escola. Lula também reagiu às críticas de Rosinha de que o governo federal não investe no Rio.

¿ Digo sempre que mentira tem perna curta. Durante muito tempo algumas pessoas, com a maior desfaçatez, diziam que o governo Lula não gostava do Rio e por isso não investia aqui. Só de programas sociais são R$766 milhões por ano.

Lula reagiu aos anúncios do governo do Rio, que reivindicam os créditos pelo incremento da indústria naval:

¿ Acaba de ter a licitação dos navios. Mas tem gente que diz que não é nossa, que é deles ¿ disse o presidente.

Segundo Rosinha, o estaleiro Verolme foi aberto em 1999 pelo então governador Anthony Garotinho e que, graças aos incentivos do governo estadual, há 30 mil trabalhadores no setor.

Sobre os investimentos no Rio, divulgados por Lula, Rosinha disse que a quantia anunciada ontem ( R$100 milhões) é irrisória. Esse valor inclui os convênios e o termo de compromisso assinados e promessas de verbas. A Baixada, segundo ela, precisa de obras de infra-estrutura, o que, diz Rosinha, o governo federal não fez até agora.