Título: EXECUTIVOS INTERROGADOS EM ESCÂNDALO NO JAPÃO
Autor:
Fonte: O Globo, 21/01/2006, Economia, p. 21
Promotoria ouve diretoria da Livedoor, firma de internet que abalou o mercado financeiro
TÓQUIO. Três executivos da empresa de internet japonesa Livedoor, entre eles o diretor financeiro da companhia, foram interrogados pela promotoria da Justiça do Japão, acusados de operações financeiras fraudulentas, conforme noticiou o diário japonês ¿Kiodo News¿. As acusações contra a Livedoor estremeceram a Bolsa de Tóquio esta semana, com reflexos nos principais mercados financeiros mundiais.
Ryoji Miyauchi e Fumito Kumagai, que comandavam o Departamento Financeiro da companhia, serão ouvidos pelos promotores. Segundo o jornal ¿Nihon Keizai¿, o presidente da Livedoor, Takafumi Horie, também será interrogado.
¿ Não sabemos se nossos executivos foram interrogados, como dizem os jornais ¿ disse Ayako Otobe, uma porta-voz da Livedoor. ¿ Mas não mudamos nossa determinação de apresentar qualquer informação necessária à investigação.
O escândalo da Livedoor fez a Bolsa de Tóquio registrar perdas esta semana, chegando a suspender o pregão segunda-feira. As ações da empresa caíram 52% na semana. (Da Bloomberg News)