Título: Professor concorre a cargo de direção
Autor: Luciana Calaza
Fonte: O Globo, 22/01/2006, Boa Chance, p. 1
Universidade recorre à seleção interna, feita através de análise de currículos e entrevistas
Mais comum no meio empresarial, o recrutamento interno começa a ser implementado também no meio acadêmico. Na Universidade Veiga de Almeida (UVA), a política foi adotada há um ano, quando foi publicado edital de abertura de um processo seletivo interno para a escolha de cinco diretores para os centros acadêmicos. Depois de uma triagem curricular, os participantes tiveram que apresentar um case e, por último, passaram por entrevistas.
¿ Vim do mundo corporativo e sentia falta de políticas claras de crescimento profissional nas universidades ¿ destaca o professor de marketing Gilberto Alves, que, no recrutamento, conquistou a vaga de diretor do Centro de Ciências Sociais da instituição.
A seguir, confira as vantagens e as desvantagens dos programas de recrutamento interno de empresas:
ECONOMIA: A seleção interna é mais econômica, na medida que dispensa anúncios em jornais e honorários de empresas de recrutamento, além de custos de atendimento de candidatos, admissão etc.
RAPIDEZ: Dependendo da possibilidade de o empregado ser transferido ou promovido de imediato, o sistema evita aquelas freqüentes demoras no preenchimento da vaga.
SEGURANÇA: O recrutamento interno apresenta maior segurança para a empresa, pois o candidato já é conhecido e avaliado durante certo período de tempo pelos chefes envolvidos.
MOTIVAÇÃO: A prática é uma poderosa fonte de motivação para o funcionário, já que este vislumbra a possibilidade de crescimento e de mudanças de área, caso seja de seu interesse, dentro da empresa.
TREINAMENTO: O recrutamento interno aproveita os investimentos da empresa em treinamento de pessoal, o que geralmente só acontece quando o empregado passa a ocupar cargos mais elevados.
OBSOLESCÊNCIA: Quando efetuado continuamente, pode levar à limitação de políticas e diretrizes, já que os empregados, convivendo apenas com as situações de sua organização, adaptam-se a elas e perdem a capacidade de inovação. A empresa pode importar soluções de outras organizações, mas terá que adaptá-las para os padrões de sua cultura.
CONCORRÊNCIA: Na medida que um funcionário será escolhido e outros não, o recrutamento pode ser frustrante. É essencial que os profissionais não selecionados recebam feedback da empresa.