Título: TUCANOS ADIAM DISPUTA EM SÃO PAULO
Autor: Ilimar Franco e Gerson Camarotti
Fonte: O Globo, 22/01/2006, O País, p. 3

Candidato a governador deve ser escolhido em abril

A disputa entre o prefeito José Serra e o governador Geraldo Alckmin pela candidatura à Presidência da República jogou para escanteio no PSDB o debate sobre a eleição ao governo de São Paulo. Os tucanos resolveram adiar a definição do candidato para abril, depois do acerto sobre o presidenciável, que deve sair até março.

Enquanto os tucanos consideram que Serra ou Alckmin terão influência sobre a escolha do candidato, uma ala do PSDB paulista avalia que o preterido indicará livremente seu candidato, como prêmio de consolação. Oficialmente o discurso é que a escolha passará pela análise dos pré-candidatos.

¿ Quem for escolhido (Serra ou Alckmin) terá influência sobre o candidato, claro, mas o peso maior será o da avaliação sobre a penetração política de cada um dos pré-candidatos ¿ avalia o presidente do PSDB em São Paulo, o deputado Sidney Beraldo.

A disputa entre Serra e Alckmin cacifou para a disputa estadual nomes como o do vereador José Aníbal, dos ex-ministros Aloysio Nunes Ferreira (atual secretário de Governo da prefeitura de São Paulo), de Paulo Renato de Souza e do deputado Alberto Goldman. Do secretariado de Alckmin, aparecem em bolsas de apostas Gabriel Chalita (Educação) e Emanuel Fernandes (Habitação).

Ao jogar para abril a decisão, o PSDB tenta entrar na corrida pelo governo em igualdade de condições com o maior adversário político, o PT, que também deve escolher o postulante na mesma época. A ex-prefeita Marta Suplicy e o senador Aloizio Mercadante são os principais nomes.

Enquanto isso, em ninho tucano, a hora é de fazer campanha e viajar pelo interior paulista. Aníbal, tem aparecido ao lado de Alckmin e confirmou sua pré-candidatura. Ligado a Serra, Aloysio Nunes Ferreira também já pôs o bloco na rua:

¿ A última eleição majoritária que ganhei foi em 1992, então estou conversando com o partido para mostrar o que fiz em 40 anos de militância na vida política.

Paulo Renato acredita na influência de líderes do partido para a escolha do candidato.

¿ Serra e Alckmin, assim como o Fernando Henrique, discutirão o assunto com firmeza ¿ disse o ex-ministro, que desde outubro do ano passado, quando distribuiu 5 mil malas diretas para dirigentes tucanos do estado, vem fazendo livre campanha para cacifar seu nome.

O secretário de Educação de São Paulo, Gabriel Chalita, tem reforçado a agenda com Alckmin. Mas perguntado se poria seu nome à disposição, foi enfático:

¿ Não, não tenho interesse! .