Título: AINDA À ESPERA, SEIS MESES DEPOIS
Autor:
Fonte: O Globo, 23/01/2006, O Mundo, p. 18

Família de Jean Charles lembra sua morte. Nova investigação pode ser aberta

LONDRES. Amigos e parentes relembraram ontem os seis meses da morte do brasileiro Jean Charles de Menezes, abatido a tiros pela polícia de Londres em julho do ano passado, ao ser confundido com um suspeito de terrorismo. Numa vigília em frente à estação de metrô de Stockwell, local do assassinato, eles puseram flores num santuário improvisado com fotografias do eletricista e fizeram um minuto de silêncio. Também ontem, o jornal ¿Independent¿ afirmou que a Scotland Yard investigará se houve falha de comunicação entre os policiais envolvidos na morte do brasileiro.

Durante a vigília, um porta-voz da família protestou contra o andamento das investigações:

¿ Seis meses depois, a família de Jean Charles continua a esperar a verdade sobre sua morte ¿ afirmou Asad Rehman. ¿ Convocamos todas as comunidades a se unirem à família de Jean Charles e exigir que não haja acobertamento e que todos os responsáveis por sua morte sejam levados à Justiça ¿ concluiu.

Na quinta-feira, a Comissão Independente de Reclamações sobre a Polícia (IPCC) concluiu uma investigação sobre a morte de Jean Charles, mas seu conteúdo não foi revelado. Alguns órgãos da mídia britânica especulam que a sindicância estabeleceu uma espécie de responsabilidade genérica, enquanto outros afirmam que dez dos agentes envolvidos na operação podem ser alvo de processo criminal.

A família de Jean Charles está furiosa pois não teve acesso ao relatório, e pediu que a investigação seja concluída antes do fim de fevereiro.

¿ Há muitas perguntas sem respostas ¿ disse Vivian Figueiredo, prima do eletricista.

Segundo o ¿Independent¿, uma investigação interna da Scotland Yard vai determinar se houve falhas de comunicação entre agentes da polícia na operação em Stockwell. ¿As ordens não foram suficientemente claras, por isso é necessário melhor comunicação nesse tipo de operação¿, disseram fontes próximas à investigação ao jornal.