Título: SERRA ACUSA LULA DE USO DA MÁQUINA
Autor: Leticia LIns
Fonte: O Globo, 24/01/2006, O País, p. 5

Prefeito reconhece que o presidente é um candidato com força eleitoral

SÃO PAULO. Pré-candidato à Presidência da República, o prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB), acusou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de fazer uso da máquina pública ao cumprir uma agenda que o tucano considerou de caráter eleitoreiro. Ao visitar ontem o esqueleto do Fura-Fila, cujas obras para melhorar o transporte na cidade tiveram início há dez anos, Serra disse ainda que Lula não emite bons conceitos em seus discursos.

¿ Ao meu ver, ele (Lula) se excede na utilização da máquina pública para a campanha eleitoral e nem sempre emite os melhores conceitos ¿ disse o prefeito, que prepara um pacote de obras a ser lançado amanhã, no aniversário de 452 anos da cidade.

Em meio à disputa com o governador Geraldo Alckmin pela indicação do partido para ser o candidato tucano a presidente da República neste ano, Serra criticou a proposta de Lula de não realizar concurso público para a contratação de agentes sanitários, feita na semana passada, na Baixada Fluminense, no Rio.

¿ (O Lula) faz uma pregação das excelências da ignorância e do não-estudo. Não pode um presidente da República dizer que não quer fazer concurso público, porque no concurso passam as pessoas mais preparadas ¿ atacou Serra, que nas últimas semanas reforçou os ataques ao governo federal.

O prefeito reconheceu, porém, a competitividade do presidente para a corrida eleitoral deste ano.

¿ Lula é competitivo, sim, não tenho dúvida ¿ disse, concordando com declarações do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e do governador de Minas, Aécio Neves, de que o presidente é um nome forte eleitoralmente.