Título: PALOCCI DEVE IR À CPI NA QUINTA-FEIRA
Autor: Isabel Braga
Fonte: O Globo, 24/01/2006, O País, p. 8

`Foi difícil ele vir. Agora, não vamos ficar escolhendo dia¿, diz relator

BRASÍLIA. O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, deve depor na CPI dos Bingos na quinta-feira. A ida dele era acertada ontem com o presidente da comissão, senador Efraim Morais (PFL-PB).

¿ A data mais provável é quinta-feira. Foi difícil ele vir. Agora, não vamos ficar escolhendo dia ¿ afirmou ontem o relator da CPI, senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN).

Os senadores devem solicitar que Palocci esclareça pelo menos quatro episódios que envolvem ex-assessores seus que trabalharam na prefeitura de Ribeirão Preto.

Estarão entre as perguntas dos senadores, por exemplo, a denúncia feita por Rogério Buratti, ex-secretário de Palocci, de que a Leão & Leão, empresa que prestava serviços para a prefeitura de Ribeirão Preto, pagava propina destinada a financiar campanhas eleitorais e as suspeitas de que seus antigos assessores teriam tentado fazer tráfico de influência no Ministério da Fazenda e influenciado na renovação do contrato da Gtech com a Caixa Econômica Federal. A história dos supostos dólares de Cuba para a campanha do PT em 2002 transportados por antigos assessores de Palocci também estará entre as perguntas.

Palocci quer evitar turbulência no mercado

Ontem, Palocci telefonou no fim da tarde para o líder do PFL, senador José Agripino Maia (RN) para combinar o depoimento e informou que prestaria depoimento na CPI dos Bingos nos próximos dias. Segundo Agripino, no telefonema o ministro da Fazenda mostrou-se preocupado apenas em marcar um dia que não provocasse turbulência no mercado financeiro.